Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa

The present work was chosen from my observations of the education of the deaf realized during the practice of internship in a municipal institution of basic and infantile education of the municipality of Abaetetuba in the State of Pará, where we could perceive the variances that the writing of the d...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Cleisiane de Vilhena
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1508
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1508
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-15082021-06-29T19:16:49Z A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa SILVA, Cleisiane de Vilhena FREITAS, Marília Fernanda Pereira de http://lattes.cnpq.br/5888956953427621 Surdo Educação Diferença linguística Libras Deafness Education Language difference Pounds CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The present work was chosen from my observations of the education of the deaf realized during the practice of internship in a municipal institution of basic and infantile education of the municipality of Abaetetuba in the State of Pará, where we could perceive the variances that the writing of the deaf has in reference to Portuguese, the interlanguage call. The objective of this study was to analyze the educational process of the deaf in the context of the classroom. The central focus of the research is the interlanguage, that is, the influence of LIBRAS in the Portuguese Language writing of the deaf student. For the elaboration of this work, we adopted the methodology of qualitative bibliographical research, which served as a subsidy and foundations for this work. Among the main findings of this research is that inclusive education is a construct that needs to be consolidated and that LIBRAS as the mother tongue of deaf people has its characteristics and that modify the writing and perception of the latter, but that it becomes an efficient means of communication with the outside world. We believe that analyzing the issues surrounding the deaf culture is extremely important so that they can interact in the society in which they are inserted. O presente trabalho foi escolhido a partir de minhas observações da educação dos surdos realizadas durante a prática de estágio em uma instituição municipal de educação infantil e fundamental do município de Abaetetuba no Estado do Pará, onde pudemos perceber as variâncias que a escrita dos surdos tem em relação à língua portuguesa, a chamada interlíngua. O trabalho objetivou analisar como se dá o processo educacional dos surdos no contexto de sala de aula. O foco central da pesquisa é a interlíngua, isto é, a influência da LIBRAS na escrita da Língua Portuguesa do aluno surdo. Para a elaboração deste trabalho, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que serviu de subsídio e alicerce para este trabalho. Entre os principais achados desta pesquisa destaca-se que a educação inclusiva é um construto que precisa ser alicerçado e que a LIBRAS como língua materna dos surdos tem suas características e que modificam a escrita e percepção destes, mas que se torna um eficiente meio de comunicação com o mundo externo. Acreditamos que analisar as questões que cercam a cultura surda é de extrema importante para que estes possam interagir na sociedade em que estão inseridos. 2019-06-12T18:58:30Z 2019-06-12T18:58:30Z 2019-03-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Cleisiane de Vilhena. A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa. Orientadora: Marília Fernanda Pereira de Freitas. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1508. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1508 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Surdo
Educação
Diferença linguística
Libras
Deafness
Education
Language difference
Pounds
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Surdo
Educação
Diferença linguística
Libras
Deafness
Education
Language difference
Pounds
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
SILVA, Cleisiane de Vilhena
A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
topic_facet Surdo
Educação
Diferença linguística
Libras
Deafness
Education
Language difference
Pounds
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The present work was chosen from my observations of the education of the deaf realized during the practice of internship in a municipal institution of basic and infantile education of the municipality of Abaetetuba in the State of Pará, where we could perceive the variances that the writing of the deaf has in reference to Portuguese, the interlanguage call. The objective of this study was to analyze the educational process of the deaf in the context of the classroom. The central focus of the research is the interlanguage, that is, the influence of LIBRAS in the Portuguese Language writing of the deaf student. For the elaboration of this work, we adopted the methodology of qualitative bibliographical research, which served as a subsidy and foundations for this work. Among the main findings of this research is that inclusive education is a construct that needs to be consolidated and that LIBRAS as the mother tongue of deaf people has its characteristics and that modify the writing and perception of the latter, but that it becomes an efficient means of communication with the outside world. We believe that analyzing the issues surrounding the deaf culture is extremely important so that they can interact in the society in which they are inserted.
author_additional FREITAS, Marília Fernanda Pereira de
author_additionalStr FREITAS, Marília Fernanda Pereira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Cleisiane de Vilhena
title A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
title_short A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
title_full A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
title_fullStr A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
title_full_unstemmed A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
title_sort escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1508
_version_ 1787154760266153984
score 11.753735