/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança
The theme of this research is related to my experiences as a dance student – monitor - in projects, dance schools and fitness centers. In this learning I pointed out what I considered negative aspects and, later, what became positive points in the challenge of being student and, afterwards, dance te...
Autor principal: | ALFAIA, Tifany Souza de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1669 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1669 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-16692019-11-13T14:31:01Z Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança ALFAIA, Tifany Souza de FREITAS, Waldete Brito Silva de http://lattes.cnpq.br/5708316499099792 Dança - Estudo e ensino Dança - Formação do professor Professores de dança - Formação profissional Dança na educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA The theme of this research is related to my experiences as a dance student – monitor - in projects, dance schools and fitness centers. In this learning I pointed out what I considered negative aspects and, later, what became positive points in the challenge of being student and, afterwards, dance teacher. This work aims to consider and analyze the teaching-learning relationship in dance, with the didactic and methods applied by teachers with whom I had contact in the particularity of this teaching. In my conceiving I learned about errors and hits, with qualified and not so much qualified teachers; however, I realized that some teachers also learn as they teach and that therefore there is no recipe for teaching, but a continuous discovery in the exercise of one's own doing. In this practice, what would be the positive and negative points in the transition from being a student to being a dance teacher? What didactic challenges did the student who quickly becomes a teacher have to overcome? Here are some questions that I believe I will answer in this study. For better speculation and analysis of this research object, I chose the authors Paulo Freire, who states that every action has a purpose just like educating (2003), Maria Abrahão and Carmen Eckhardt with the wonderful thought that error is not so bad, but a temporary form of knowing (2004), Márcia Strazzacappa, for a much more critical dance that does not reproduce standards imposed by society (2003). The methodological path of this research articulates the auto-ethnographic method, in which the researcher takes a look at his or her own formation, seeking to understand in a more conscious way the trajectory of his / her teaching-learning process as a student and sometimes as a teacher while still a student. A temática desta pesquisa está relacionada às minhas experiências como aluna – monitora - professora de dança em projetos, escolas de danças e academias. Neste aprendizado pontuo o que considero como aspectos negativos e, posteriormente, o que se transformou em pontos positivos no desafio de ser no primeiro momento aluna e, em outro, professora de dança. Este trabalho tem por objetivo refletir e analisar a relação ensino-aprendizado na dança, a didática e métodos aplicados pelos professores com os quais tive contato na particularidade deste ensino. Em minha concepção aprendi em cima de erros e acertos, com professores qualificados e outros nem tanto, contudo, percebi que alguns mestres também aprendem enquanto ensinam e que, portanto, não há uma receita pronta de como ministrar aulas, mas uma contínua descoberta no exercício do próprio fazer. Nesta prática, quais seriam os pontos positivos e negativos na passagem entre ser aluno e ser professor de dança? Que desafios didáticos o aluno que rapidamente se transforma em professor tem que superar? Eis, algumas questões que julgo responder neste estudo. Para melhor reflexão e análise do presente objeto de pesquisa, elegi os autores Paulo Freire que enuncia que toda ação tem uma finalidade assim como o educar (2003), Maria Abrahão e Carmen Eckhardt com o pensamento maravilhoso que o erro não é algo tão ruim assim, porém uma forma provisória de saber (2004), Márcia Strazzacappa por uma dança muito mais crítica que não reproduza padrões impostos pela sociedade (2003). O caminho metodológico desta pesquisa articula o método auto etnográfico, em que o pesquisador lança um olhar sobre a sua própria formação, buscando compreender de maneira mais consciente a trajetória do seu processo de ensino-aprendizado ora na condição de aluno e ora no papel de ser professor enquanto ainda é aluno. 2019-08-20T12:07:36Z 2019-08-20T12:07:36Z 2018-01-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALFAIA, Tifany Souza de. Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança. Orientadora: Waldete Brito Silva de Freitas. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1669. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1669 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Dança - Estudo e ensino Dança - Formação do professor Professores de dança - Formação profissional Dança na educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
spellingShingle |
Dança - Estudo e ensino Dança - Formação do professor Professores de dança - Formação profissional Dança na educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA ALFAIA, Tifany Souza de Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança |
topic_facet |
Dança - Estudo e ensino Dança - Formação do professor Professores de dança - Formação profissional Dança na educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
description |
The theme of this research is related to my experiences as a dance student – monitor - in projects, dance schools and fitness centers. In this learning I pointed out what I considered negative aspects and, later, what became positive points in the challenge of being student and, afterwards, dance teacher. This work aims to consider and analyze the teaching-learning relationship in dance, with the didactic and methods applied by teachers with whom I had contact in the particularity of this teaching. In my conceiving I learned about errors and hits, with qualified and not so much qualified teachers; however, I realized that some teachers also learn as they teach and that therefore there is no recipe for teaching, but a continuous discovery in the exercise of one's own doing. In this practice, what would be the positive and negative points in the transition from being a student to being a dance teacher? What didactic challenges did the student who quickly becomes a teacher have to overcome? Here are some questions that I believe I will answer in this study. For better speculation and analysis of this research object, I chose the authors Paulo Freire, who states that every action has a purpose just like educating (2003), Maria Abrahão and Carmen Eckhardt with the wonderful thought that error is not so bad, but a temporary form of knowing (2004), Márcia Strazzacappa, for a much more critical dance that does not reproduce standards imposed by society (2003). The methodological path of this research articulates the auto-ethnographic method, in which the researcher takes a look at his or her own formation, seeking to understand in a more conscious way the trajectory of his / her teaching-learning process as a student and sometimes as a teacher while still a student. |
author_additional |
FREITAS, Waldete Brito Silva de |
author_additionalStr |
FREITAS, Waldete Brito Silva de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALFAIA, Tifany Souza de |
title |
Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança |
title_short |
Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança |
title_full |
Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança |
title_fullStr |
Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança |
title_full_unstemmed |
Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança |
title_sort |
do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1669 |
_version_ |
1787154799554199552 |
score |
11.753735 |