Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA

The present study has as general objective, to analyze how Physical Education teachers of elementary education in the municipality of Castanhal - Pa are exploring the dance content in Physical Education classes. To this end, the research is classified in qualitative and is characterized as a field r...

ver descrição completa

Autor principal: LOBATO, Alaila Rodrigues
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2070
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2070
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-20702019-09-18T03:04:10Z A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA LOBATO, Alaila Rodrigues CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima http://lattes.cnpq.br/0079505725456922 Dança Educação física Ensino fundamental Castanhal (PA) Dance Physical education and training Elementary School CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE The present study has as general objective, to analyze how Physical Education teachers of elementary education in the municipality of Castanhal - Pa are exploring the dance content in Physical Education classes. To this end, the research is classified in qualitative and is characterized as a field research. The sample of the present study was composed of 12 Physical Education teachers, of whom 06 were female and 06 were male. Teachers had the age group of 25 to 42, in which 07 worked in private schools and 05 in public schools of the Municipality of Castanhal-PA. As an instrument of data collection, a questionnaire was used with eight questions (open and closed) in which we sought to identify the relationship between teachers and dance. The results of the research led us to understand that, although dance as content is being worked on, it is remarkable the need to continue advancing, because, the dance in the classes of Physical Education is the subject that has always innovated the practice of this discipline. O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como os professores de Educação Física de ensino fundamental do município de Castanhal – Pa estão explorando o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Para esse fim, a pesquisa se classifica em qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa de campo. A amostra do presente estudo foi composta por 12 professores de Educação Física, sendo 06 do sexo feminino e 06 do sexo masculino, os docentes possuíam a faixa etária de 25 a 42 anos, no qual 07 atuam em escolas privadas e 05 em escolas públicas do Município de Castanhal-PA. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com oito perguntas (abertas e fechadas) no qual buscamos identificar a relação dos professores com a dança. Os resultados da pesquisa nos levaram a compreensão que, embora a dança como conteúdo venha sendo trabalhada, é notável a necessidade de continuar avançando, pois, a dança nas aulas de Educação Física é dos temas que vem sempre inovando a prática dessa disciplina. 2019-09-17T18:16:35Z 2019-09-17T18:16:35Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOBATO, Alaila Rodrigues. A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2070. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2070 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança
Educação física
Ensino fundamental
Castanhal (PA)
Dance
Physical education and training
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
spellingShingle Dança
Educação física
Ensino fundamental
Castanhal (PA)
Dance
Physical education and training
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
LOBATO, Alaila Rodrigues
A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
topic_facet Dança
Educação física
Ensino fundamental
Castanhal (PA)
Dance
Physical education and training
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description The present study has as general objective, to analyze how Physical Education teachers of elementary education in the municipality of Castanhal - Pa are exploring the dance content in Physical Education classes. To this end, the research is classified in qualitative and is characterized as a field research. The sample of the present study was composed of 12 Physical Education teachers, of whom 06 were female and 06 were male. Teachers had the age group of 25 to 42, in which 07 worked in private schools and 05 in public schools of the Municipality of Castanhal-PA. As an instrument of data collection, a questionnaire was used with eight questions (open and closed) in which we sought to identify the relationship between teachers and dance. The results of the research led us to understand that, although dance as content is being worked on, it is remarkable the need to continue advancing, because, the dance in the classes of Physical Education is the subject that has always innovated the practice of this discipline.
author_additional CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima
author_additionalStr CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOBATO, Alaila Rodrigues
title A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
title_short A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
title_full A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
title_fullStr A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
title_full_unstemmed A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
title_sort dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do ensino fundamental do município de castanhal-pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2070
_version_ 1787154822138429440
score 11.753896