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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Uma proposta de aplicação de métodos de gamificação no ensino aprendizagem da disciplina de algoritmo
In many cases attracting people's attention and motivating them in their daily tasks, mainly in order to increase productivity, has been a noticeable challenge in the industrial context and academic environment, since routine actions tend to cause demotivation to individuals. Given this situation...
Autor principal: | BARBOSA, Leandro do Nascimento |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21262019-10-02T03:04:28Z Uma proposta de aplicação de métodos de gamificação no ensino aprendizagem da disciplina de algoritmo A proposal of application of gamification methods in the teaching learning of the algorithm discipline BARBOSA, Leandro do Nascimento SOARES, Elziane Monteiro http://lattes.cnpq.br/1861043405161099 Algorítmos Software de aplicação Ensino Aprendizagem Algorithms Application software Teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA In many cases attracting people's attention and motivating them in their daily tasks, mainly in order to increase productivity, has been a noticeable challenge in the industrial context and academic environment, since routine actions tend to cause demotivation to individuals. Given this situation, there have been some studies that use gamification in education and in business processes aiming to supply or minimize such problems. Gamification focuses on the idea of motivating or improving the members' engagement while awakening the pleasure of being immersed in games, also fostering competition among the participants, aiming at achieving pre-established goals and results. Considering this context, this paper aims to present a proposal of a teaching-learning methodology for the algorithm discipline of the Information Systems course of the Federal University of Pará, Campus Castanhal, with the use of elements of gamification, in order to assist the students' learning, since the environment can stimulate motivation, arouse the engagement, pleasure and competition in a healthy way among the students facing the difficulties faced by them in the learning of this discipline, so the environment proposed in this work can to be an important resource to be used in the educational process, since it may have the capacity to minimize the rate of disapprovals and even the withdrawal of some students following the discipline. Em muitos casos atrair a atenção das pessoas e motivá-las em suas tarefas diárias, principalmente, com intuito de aumentar a produtividade, tem sido um desafio perceptível no contexto industrial e ambiente acadêmico, pois as ações rotineiras tendem a causar desmotivação aos indivíduos. Diante dessa situação, têm surgido alguns estudos que utilizam a gamificação na educação e em processos empresarias visando suprir ou minimizar tais problemáticas. A gamificação foca na ideia de motivar ou melhorar o engajamento dos integrantes ao mesmo tempo em que desperta o prazer de se sentirem imersos a jogos, propiciando também fomentar a competição entre os participantes, objetivando a conquista de resultados e metas pré-estabelecidas. Considerando esse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia de ensino-aprendizagem para a disciplina de algoritmo do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará, campus Castanhal, com a utilização de elementos da gamificação, no intuito de auxiliar a aprendizagem dos alunos, uma vez que o ambiente gamificado pode estimular a motivação, despertar o engajamento, o prazer e a competição de forma saudável entre os estudantes frente às dificuldades enfrentadas pelos mesmos na aprendizagem desta disciplina, logo, o ambiente proposto neste trabalho pode vir a ser um recurso importante a ser utilizado no processo educacional, pois pode ter a capacidade de minimizar o índice de reprovações e até a desistência de alguns estudantes na sequência da disciplina. 2019-10-01T19:56:21Z 2019-10-01T19:56:21Z 2019-07-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARBOSA, Leandro do Nascimento. Uma proposta de aplicação de métodos de gamificação no ensino aprendizagem da disciplina de algoritmo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2126. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2126 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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processes aiming to supply or minimize such problems. Gamification focuses on the idea of
motivating or improving the members' engagement while awakening the pleasure of being
immersed in games, also fostering competition among the participants, aiming at achieving
pre-established goals and results. Considering this context, this paper aims to present a
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students facing the difficulties faced by them in the learning of this discipline, so the
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