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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Corpo fachada: a repetição dos azulejos como indutor num processo de criação em dança
Esta pesquisa fala sobre o processo de criação da obra Corpo Fachada, fruto da dissecação artística do corpo, utilizando a imagem dos azulejos padrões portugueses e o método de perguntas do processo de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch. Somado a isso, as imanências desse corpo, toda a sua t...
Autor principal: | PINHEIRO, Paola Rodrigues |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21302019-10-05T03:00:46Z Corpo fachada: a repetição dos azulejos como indutor num processo de criação em dança PINHEIRO, Paola Rodrigues CASTELO, Caroline de Cássia Sousa http://lattes.cnpq.br/2953106101170523 SOUZA, Ercy Araújo de http://lattes.cnpq.br/5143732549428753 Dança - Processo criativo Dança contemporânea Linguagem corporal CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Esta pesquisa fala sobre o processo de criação da obra Corpo Fachada, fruto da dissecação artística do corpo, utilizando a imagem dos azulejos padrões portugueses e o método de perguntas do processo de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch. Somado a isso, as imanências desse corpo, toda a sua trajetória na dança, e especialmente os últimos seis meses vividos em outro país fazendo intercâmbio, contribuem para dissecar esse corpo. Esse processo de criação, propõe investigar a repetição em dança enquanto potência compositiva, e para isso, ela é somada a essa vivência de um processo de criação em dança contemporânea, em que tem como principal indutor o azulejo português somado a uma estrutura de repetição, entendendo que toda repetição é uma transcriação, pois ela nunca será a mesma. O resultado desse processo de criação foi a construção do corpo fachada, em que surgiu a partir do pensamento sobre a imagem do azulejo e a do corpo, reconhecendo a tradição desse corpo, apontado como a repetição de Pina Bausch e o espetáculo “Lírica Morada” da Companhia Moderno de Dança e as mudanças sofridas durante o tempo morando em Lisboa. 2019-10-04T14:41:36Z 2019-10-04T14:41:36Z 2019-02-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINHEIRO, Paola Rodrigues. Corpo fachada: a repetição dos azulejos como indutor num processo de criação em dança. Orientadora: Caroline de Cássia Sousa Castelo. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2130. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2130 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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portugueses e o método de perguntas do processo de criação da coreógrafa alemã
Pina Bausch. Somado a isso, as imanências desse corpo, toda a sua trajetória na
dança, e especialmente os últimos seis meses vividos em outro país fazendo
intercâmbio, contribuem para dissecar esse corpo. Esse processo de criação, propõe investigar a repetição em dança enquanto potência compositiva, e para isso, ela é somada a essa vivência de um processo de criação em dança contemporânea, em que tem como principal indutor o azulejo português somado a uma estrutura de repetição, entendendo que toda repetição é uma transcriação, pois ela nunca será a mesma. O resultado desse processo de criação foi a construção do corpo fachada, em que surgiu a partir do pensamento sobre a imagem do azulejo e a do corpo, reconhecendo a tradição desse corpo, apontado como a repetição de Pina Bausch e o espetáculo “Lírica Morada” da Companhia Moderno de Dança e as mudanças sofridas durante o tempo morando em Lisboa. |
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