Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro

The present study revolves around the following question: “for to be a theater teacher, need to be an actress/actor?”. This questioning drives research and my professional training. The work exposes the paths I have taken, a student of Theater Graduation who wanted to be an actress, but saw herself...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Renata dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2133
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2133
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21332022-04-07T15:29:27Z Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro SILVA, Renata dos Santos SANTOS, Adriana Maria Cruz dos http://lattes.cnpq.br/3379311795685098 Professores de Teatro - Formação Teatro - Estudo e ensino Atores - Formação profissional CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO The present study revolves around the following question: “for to be a theater teacher, need to be an actress/actor?”. This questioning drives research and my professional training. The work exposes the paths I have taken, a student of Theater Graduation who wanted to be an actress, but saw herself in a course that would make her a theater teacher. I point out relevancies that go through and transform the research process. From the Greek myth of the soul mates, which I take as an analogy, I divide myself into two halves: the be-actress and the be-teacher, who sought to find to form the be-perfect. I base myself on my experiences, feelings, sensations and choices that I made, trying to answer the question. I do not want that my trajectory to be taken as the only way of solving the question. I want to provoke reflections, because the question exists so that each one analyzes it according to its practice. I have encounters with authors that bring light to my reports and analyzes about the process of construction my be-perfect, however, I choose to produce this research, primarily, from the authority that I have, and that only I have, to talk about my theatrical path and the discoveries of the actress and teacher that I am. I do not conclude saying "yes" or "no" to the questioning, because the only certainty I have is that nothing is finalized. Does this be-perfect really exist? I am in a state of searching, this "be" is under construction, I search what I lack, the be-perfect wants to reveal the search, the "be" is future. O presente estudo gira em torno da seguinte questão: “para ser professora/professor de Teatro, é preciso ser atriz/ator?”. Este questionamento impulsiona a pesquisa e a minha formação profissional. O trabalho expõe os caminhos percorridos por mim, uma discente de Licenciatura em Teatro que desejava ser atriz, mas se viu em um curso que a formaria professora de Teatro. Aponto relevâncias que atravessam e transformam o processo de pesquisa. A partir do mito grego das almas gêmeas, o qual tomo como analogia, divido-me em duas metades: o ser-atriz e o ser-professora, que buscaram se encontrar para formar o ser-perfeito. Baseio-me em minhas vivências, sentimentos, sensações e escolhas que fiz, buscando responder à pergunta exposta. Não almejo que minha trajetória seja tomada como único modo de resolução da questão. Quero provocar reflexões, pois a pergunta existe para que cada um analise-a de acordo com a sua prática. Tenho encontros com autores que trazem luz aos meus relatos e análises sobre o processo de construção do meu ser-perfeito, entretanto, opto por produzir esta pesquisa, prioritariamente, a partir da autoridade que tenho, e que só eu tenho, para falar sobre meu trajeto teatral e as descobertas da atriz e professora que sou. Não concluo dizendo “sim” ou “não” ao questionamento, pois a única certeza que tenho é que nada está finalizado. Esse ser-perfeito existe mesmo? Estou em estado de busca, esse “ser” está em construção, busco o que me falta, o ser-perfeito quer revelar a busca, o “ser” é futuro. 2019-10-04T15:59:08Z 2019-10-04T15:59:08Z 2017-04-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Renata dos Santos. Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro. Orientadora: Adriana Maria Cruz dos Santos. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2133. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2133 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores de Teatro - Formação
Teatro - Estudo e ensino
Atores - Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
spellingShingle Professores de Teatro - Formação
Teatro - Estudo e ensino
Atores - Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
SILVA, Renata dos Santos
Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro
topic_facet Professores de Teatro - Formação
Teatro - Estudo e ensino
Atores - Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description The present study revolves around the following question: “for to be a theater teacher, need to be an actress/actor?”. This questioning drives research and my professional training. The work exposes the paths I have taken, a student of Theater Graduation who wanted to be an actress, but saw herself in a course that would make her a theater teacher. I point out relevancies that go through and transform the research process. From the Greek myth of the soul mates, which I take as an analogy, I divide myself into two halves: the be-actress and the be-teacher, who sought to find to form the be-perfect. I base myself on my experiences, feelings, sensations and choices that I made, trying to answer the question. I do not want that my trajectory to be taken as the only way of solving the question. I want to provoke reflections, because the question exists so that each one analyzes it according to its practice. I have encounters with authors that bring light to my reports and analyzes about the process of construction my be-perfect, however, I choose to produce this research, primarily, from the authority that I have, and that only I have, to talk about my theatrical path and the discoveries of the actress and teacher that I am. I do not conclude saying "yes" or "no" to the questioning, because the only certainty I have is that nothing is finalized. Does this be-perfect really exist? I am in a state of searching, this "be" is under construction, I search what I lack, the be-perfect wants to reveal the search, the "be" is future.
author_additional SANTOS, Adriana Maria Cruz dos
author_additionalStr SANTOS, Adriana Maria Cruz dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Renata dos Santos
title Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro
title_short Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro
title_full Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro
title_fullStr Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro
title_full_unstemmed Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro
title_sort ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na graduação em teatro
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2133
_version_ 1787154829132431360
score 11.753735