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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Documentos legais e políticas para inclusão do público-alvo da educação especial na esfera federal, no Pará e em Castanhal
O presente trabalho vai explanar a partir de uma análise documental feita sobre as legislações que versam sobre a Educação Especial em âmbito federal, no estado do Pará e no Município de Castanhal, fazendo uso dessa metodologia para alcançar o Objetivo Geral de analisar os documentos legais e as pol...
Autor principal: | MELO, Lucas Gabriel da Silva |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21512019-10-09T03:04:48Z Documentos legais e políticas para inclusão do público-alvo da educação especial na esfera federal, no Pará e em Castanhal Legal and policy documents for the inclusion of the special education target audience at the federal, Pará and Castanhal levels MELO, Lucas Gabriel da Silva LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante http://lattes.cnpq.br/7850745742319008 Educação especial Educação inclusiva - Política governamental Special education Inclusive education - Government policy CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho vai explanar a partir de uma análise documental feita sobre as legislações que versam sobre a Educação Especial em âmbito federal, no estado do Pará e no Município de Castanhal, fazendo uso dessa metodologia para alcançar o Objetivo Geral de analisar os documentos legais e as políticas voltadas para a inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial a partir da esfera federal, do estado do Pará e do município de Castanhal. Discutir-se-á nos resultados algumas divergências e convergências encontradas, chegando à conclusão que a Educação Especial, a cada época, vem se fortalecendo quanto objeto de texto legal, tendo as normas e políticas um grande papel na luta pela efetivação dos direitos de seu público-alvo. Assim, além de nossas legislações de Base Nacional, no uso das atribuições do poder constituinte derivado, o Estado do Pará e o município de Castanhal buscam estar elaborando legislações e resoluções que também versem sobre tal temática. Tal produção deve ser vista como contribuinte para a formação de novos educadores, assim como para a área jurídica, sendo de grande relevância a continuação deste tipo de pesquisa para a análise de mais realidades regionais e locais. 2019-10-08T19:39:20Z 2019-10-08T19:39:20Z 2019-06-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MELO, Lucas Gabriel da Silva. Documentos legais e políticas para inclusão do público-alvo da educação especial na esfera federal, no Pará e em Castanhal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2151. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2151 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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O presente trabalho vai explanar a partir de uma análise documental feita sobre as legislações que versam sobre a Educação Especial em âmbito federal, no estado do Pará e no Município de Castanhal, fazendo uso dessa metodologia para alcançar o Objetivo Geral de analisar os documentos legais e as políticas voltadas para a inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial a partir da esfera federal, do estado do Pará e do município de Castanhal. Discutir-se-á nos resultados algumas divergências e convergências encontradas, chegando à conclusão que a Educação Especial, a cada época, vem se fortalecendo quanto objeto de texto legal, tendo as normas e políticas um grande papel na luta pela efetivação dos direitos de seu público-alvo. Assim, além de nossas legislações de Base Nacional, no uso das atribuições do poder constituinte derivado, o Estado do Pará e o município de Castanhal buscam estar elaborando legislações e resoluções que também versem sobre tal temática. Tal produção deve ser vista como contribuinte para a formação de novos educadores, assim como para a área jurídica, sendo de grande relevância a continuação deste tipo de pesquisa para a análise de mais realidades regionais e locais. |
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