Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas

This article presents the results of a bibliographic research which aimed to investigate the relationship between Music Education and Autistic Spectrum Disorder (ASD) published in the portals of ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Edlene Modesto de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2153
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2153
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21532019-10-09T03:04:53Z Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas Pedagogy, music and autism: an analysis of the relevant literature on music education and inclusion of autistic people OLIVEIRA, Edlene Modesto de ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Música na educação Educação inclusiva Autismo Music in Education Inclusive education Autism CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS This article presents the results of a bibliographic research which aimed to investigate the relationship between Music Education and Autistic Spectrum Disorder (ASD) published in the portals of ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira de Educação (RBE) and Revista Música Hodie, from 2014 to 2018. The bibliographical research (SEVERINO, 2017) resulted in the mapping of 30 texts referring to the subject studied, which were analyzed through qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986 e BOGDAN; BIKLEN, 1999). First we present the results of the mapping, which institutions published on the subject, who were the authors, the methodologies used by them and which areas of knowledge have supported the understanding of the subject. Subsequently, we present a brief overview of what is Autism Spectrum Disorder (ASD), anchored in Brazilian law, the history and characterization of the same. We also discuss the importance of music and the curricular documents that base musical education on the Brazilian scene. Finally, we analyzed the articles found and we discuss how the publications in the area are and what is the importance of music for the development of autistic people. We conclude that the dyad Musical Education and Autism still needs more attention on the part of the academic Community, because there are still few publications in the area, and research needs to increase, in order to provide greater opportunities for musical education to individuals with ASD. However, despite the few researches in the area, it was possible to diagnose, through the publications found, that music in relation to the treatment of autistic people has many benefits, among them stand out, the improvement of the interpersonal relationship and the acquisition of verbal and vocal confidence. For, as we know, the social-affective área and speech are one of the problems that most autistic individuals present. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a relação entre Educação Musical e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em publicações realizadas nos portais da ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira de Educação (RBE) e Revista Música Hodie, de 2014 a 2018. A pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007) resultou no mapeamento de 30 textos referentes à temática estudada, os quais foram analisados por meio da pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986 e BOGDAN; BIKLEN, 1999). Apresentamos primeiramente os resultados do mapeamento, quais instituições publicaram sobre a temática, quais foram os autores, as metodologias utilizadas por eles e quais áreas de conhecimento têm embasado compreensões sobre o tema. Posteriormente, apresentamos um breve panorama do que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ancorado na legislação brasileira, o histórico e a caracterização do mesmo. Abordamos também sobre a importância da música e os documentos curriculares que baseiam a educação musical no cenário brasileiro. E, por fim, analisamos os artigos encontrados e discutimos como estão as publicações na área e qual a importância da música para o desenvolvimento de pessoas autistas. Concluímos que a díade Educação Musical e Autismo ainda necessita de maior atenção por parte da comunidade acadêmica, pois ainda existem poucas publicações na área, e é necessário que as pesquisas aumentem, a fim de possibilitar maiores oportunidades de educação musical aos indivíduos com TEA. No entanto, apesar das poucas pesquisas na área, foi possível diagnosticar, por meio das publicações encontradas, que a música em relação ao tratamento de pessoas autistas tem muitos benefícios, dentre eles destacam-se, a melhora do relacionamento interpessoal e a aquisição da confiança verbal e vocal. Pois, como sabemos, a área social-afetiva e a fala são um dos problemas que a maioria dos indivíduos autistas apresentam. 2019-10-08T20:29:39Z 2019-10-08T20:29:39Z 2019-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Edlene Modesto de. Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2153. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2153 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Música na educação
Educação inclusiva
Autismo
Music in Education
Inclusive education
Autism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Música na educação
Educação inclusiva
Autismo
Music in Education
Inclusive education
Autism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
OLIVEIRA, Edlene Modesto de
Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
topic_facet Música na educação
Educação inclusiva
Autismo
Music in Education
Inclusive education
Autism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This article presents the results of a bibliographic research which aimed to investigate the relationship between Music Education and Autistic Spectrum Disorder (ASD) published in the portals of ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira de Educação (RBE) and Revista Música Hodie, from 2014 to 2018. The bibliographical research (SEVERINO, 2017) resulted in the mapping of 30 texts referring to the subject studied, which were analyzed through qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986 e BOGDAN; BIKLEN, 1999). First we present the results of the mapping, which institutions published on the subject, who were the authors, the methodologies used by them and which areas of knowledge have supported the understanding of the subject. Subsequently, we present a brief overview of what is Autism Spectrum Disorder (ASD), anchored in Brazilian law, the history and characterization of the same. We also discuss the importance of music and the curricular documents that base musical education on the Brazilian scene. Finally, we analyzed the articles found and we discuss how the publications in the area are and what is the importance of music for the development of autistic people. We conclude that the dyad Musical Education and Autism still needs more attention on the part of the academic Community, because there are still few publications in the area, and research needs to increase, in order to provide greater opportunities for musical education to individuals with ASD. However, despite the few researches in the area, it was possible to diagnose, through the publications found, that music in relation to the treatment of autistic people has many benefits, among them stand out, the improvement of the interpersonal relationship and the acquisition of verbal and vocal confidence. For, as we know, the social-affective área and speech are one of the problems that most autistic individuals present.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Edlene Modesto de
title Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
title_short Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
title_full Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
title_fullStr Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
title_full_unstemmed Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
title_sort pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2153
_version_ 1787154851031941120
score 11.753735