/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
The present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to unders...
Autor principal: | FRAIHA, Suzete Montalvão |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2165 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21652019-10-16T15:58:42Z Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal FRAIHA, Suzete Montalvão COSTA, Luiz Tadeu da http://lattes.cnpq.br/5300479682462031 PALÁCIOS, Flávia Olegário http://lattes.cnpq.br/8614368897751867 Colégio Gentil Bittencourt Educação museal Patrimônio Gradis e ornamentos de ferro Museum education Patrimony Iron grids and ornaments CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA The present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to understand the fact that the museum establishes a relationship between patrimony, space and the student community, to investigate the student community's understanding of patrimony, to suggest strategies for educational actions through museum education, from the creation of a museological circuit of knowledge of the object of this study to become known and awaken feeling of belonging and preservation of heritage. During the stages of this research are presented the historical studies about the College and the iron grids and the study of public. It was created a script of knowledge of the expository points of each cultural object with technical description of the material and elaboration of an illustrative folder as a mediation grant. The educational museological actions proposed in this study are the processes used for the knowledge and valuation of the cultural object as historical and museological potential. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt que durante a construção do prédio foram importados na grande maioria para compor o conjunto arquitetônico como elementos estruturais e ornamentais do edifício. Este estudo tem como objetivo compreender o fato museal que se estabelece na relação entre o patrimônio, o espaço e a comunidade estudantil, investigar qual o entendimento que a comunidade estudantil possui com relação ao bem patrimonial, sugerir estratégias de ações educativas por meio da educação museal, a partir da criação de um circuito museológico de conhecimento do objeto deste estudo para tornar-se conhecido e despertar sentimento de pertencimento e preservação do patrimônio. Durante as etapas desta pesquisa são apresentados os estudos históricos sobre o Colégio e os gradis de ferro e o estudo de público. Criou-se um roteiro de conhecimento dos pontos expositivos de cada bem cultural com descrição técnica do material e elaboração de um folder ilustrativo como subsidio para mediação. As ações educativas museológicas propostas neste estudo são os processos utilizados para o conhecimento e valorização do objeto cultural como potencial histórico e museológico. 2019-10-10T13:23:09Z 2019-10-10T13:23:09Z 2018-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FRAIHA, Suzete Montalvão. Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal. Orientador: Luiz Tadeu da Costa; Coorientadora: Flávia Olegário Palácios. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Colégio Gentil Bittencourt Educação museal Patrimônio Gradis e ornamentos de ferro Museum education Patrimony Iron grids and ornaments CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
spellingShingle |
Colégio Gentil Bittencourt Educação museal Patrimônio Gradis e ornamentos de ferro Museum education Patrimony Iron grids and ornaments CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA FRAIHA, Suzete Montalvão Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal |
topic_facet |
Colégio Gentil Bittencourt Educação museal Patrimônio Gradis e ornamentos de ferro Museum education Patrimony Iron grids and ornaments CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
description |
The present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to understand the fact that the museum establishes a relationship between patrimony, space and the student community, to investigate the student community's understanding of patrimony, to suggest strategies for educational actions through museum education, from the creation of a museological circuit of knowledge of the object of this study to become known and awaken feeling of belonging and preservation of heritage. During the stages of this research are presented the historical studies about the College and the iron grids and the study of public. It was created a script of knowledge of the expository points of each cultural object with technical description of the material and elaboration of an illustrative folder as a mediation grant. The educational museological actions proposed in this study are the processes used for the knowledge and valuation of the cultural object as historical and museological potential. |
author_additional |
COSTA, Luiz Tadeu da |
author_additionalStr |
COSTA, Luiz Tadeu da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FRAIHA, Suzete Montalvão |
title |
Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal |
title_short |
Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal |
title_full |
Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal |
title_fullStr |
Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal |
title_full_unstemmed |
Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal |
title_sort |
os gradis e ornamentos de ferro do colégio gentil bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165 |
_version_ |
1787154852977049600 |
score |
11.753735 |