Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal

The present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to unders...

ver descrição completa

Autor principal: FRAIHA, Suzete Montalvão
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2165
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21652019-10-16T15:58:42Z Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal FRAIHA, Suzete Montalvão COSTA, Luiz Tadeu da http://lattes.cnpq.br/5300479682462031 PALÁCIOS, Flávia Olegário http://lattes.cnpq.br/8614368897751867 Colégio Gentil Bittencourt Educação museal Patrimônio Gradis e ornamentos de ferro Museum education Patrimony Iron grids and ornaments CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA The present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to understand the fact that the museum establishes a relationship between patrimony, space and the student community, to investigate the student community's understanding of patrimony, to suggest strategies for educational actions through museum education, from the creation of a museological circuit of knowledge of the object of this study to become known and awaken feeling of belonging and preservation of heritage. During the stages of this research are presented the historical studies about the College and the iron grids and the study of public. It was created a script of knowledge of the expository points of each cultural object with technical description of the material and elaboration of an illustrative folder as a mediation grant. The educational museological actions proposed in this study are the processes used for the knowledge and valuation of the cultural object as historical and museological potential. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt que durante a construção do prédio foram importados na grande maioria para compor o conjunto arquitetônico como elementos estruturais e ornamentais do edifício. Este estudo tem como objetivo compreender o fato museal que se estabelece na relação entre o patrimônio, o espaço e a comunidade estudantil, investigar qual o entendimento que a comunidade estudantil possui com relação ao bem patrimonial, sugerir estratégias de ações educativas por meio da educação museal, a partir da criação de um circuito museológico de conhecimento do objeto deste estudo para tornar-se conhecido e despertar sentimento de pertencimento e preservação do patrimônio. Durante as etapas desta pesquisa são apresentados os estudos históricos sobre o Colégio e os gradis de ferro e o estudo de público. Criou-se um roteiro de conhecimento dos pontos expositivos de cada bem cultural com descrição técnica do material e elaboração de um folder ilustrativo como subsidio para mediação. As ações educativas museológicas propostas neste estudo são os processos utilizados para o conhecimento e valorização do objeto cultural como potencial histórico e museológico. 2019-10-10T13:23:09Z 2019-10-10T13:23:09Z 2018-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FRAIHA, Suzete Montalvão. Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal. Orientador: Luiz Tadeu da Costa; Coorientadora: Flávia Olegário Palácios. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Colégio Gentil Bittencourt
Educação museal
Patrimônio
Gradis e ornamentos de ferro
Museum education
Patrimony
Iron grids and ornaments
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
spellingShingle Colégio Gentil Bittencourt
Educação museal
Patrimônio
Gradis e ornamentos de ferro
Museum education
Patrimony
Iron grids and ornaments
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
FRAIHA, Suzete Montalvão
Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
topic_facet Colégio Gentil Bittencourt
Educação museal
Patrimônio
Gradis e ornamentos de ferro
Museum education
Patrimony
Iron grids and ornaments
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
description The present work has as object of research the iron grids and ornaments of the School Gentil Bittencourt, that during the construction of the building were imported in the great majority to compose the architectonic set as structural and ornamental elements of the building. This study aims to understand the fact that the museum establishes a relationship between patrimony, space and the student community, to investigate the student community's understanding of patrimony, to suggest strategies for educational actions through museum education, from the creation of a museological circuit of knowledge of the object of this study to become known and awaken feeling of belonging and preservation of heritage. During the stages of this research are presented the historical studies about the College and the iron grids and the study of public. It was created a script of knowledge of the expository points of each cultural object with technical description of the material and elaboration of an illustrative folder as a mediation grant. The educational museological actions proposed in this study are the processes used for the knowledge and valuation of the cultural object as historical and museological potential.
author_additional COSTA, Luiz Tadeu da
author_additionalStr COSTA, Luiz Tadeu da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FRAIHA, Suzete Montalvão
title Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
title_short Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
title_full Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
title_fullStr Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
title_full_unstemmed Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
title_sort os gradis e ornamentos de ferro do colégio gentil bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2165
_version_ 1787154852977049600
score 11.753735