Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural

This study analyzes the relationship the high school school public sets with the Museum of the Federal University of Pará (MUFPA) at the time of the visit, in which the student comes into contact with its exhibits and will be guided by a cultural mediator. From these assumptions, methodological proc...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Mayra do Socorro de Araújo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2230
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2230
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-22302019-10-17T03:04:51Z Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural RODRIGUES, Mayra do Socorro de Araújo ANTUNES, Isis de Melo Molinari http://lattes.cnpq.br/5387958094272494 Museu da UFPA Mediação cultural Nova Museologia Público escolar Exposição museológica UFPA museum Cultural mediation New Museology School Public Museum exhibition CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA This study analyzes the relationship the high school school public sets with the Museum of the Federal University of Pará (MUFPA) at the time of the visit, in which the student comes into contact with its exhibits and will be guided by a cultural mediator. From these assumptions, methodological procedures referring to a literature review based on the precepts of Santos (2008), Marandino (2008), Cury (2005), among others, were used, in addition to fieldwork which enabled the observation, research and the closest contact with the visiting public in analysis. In this sense, we tried to understand the museum from the New Museology principles, which comprise it as a relational and educational space, seeking to build a relevant socio-cultural role in society and in which the public response shall be considered fundamentally important for the development of their practices. For this research the Cultural Mediation in museums is considered the object of study because it has great relevance within the museological space, for making possible a closer contact between the museum and its public, serving as a stimulating factor for visitors pass to visit its spaces more frequently. A pesquisa em questão analisa as relações que o público escolar pertencente ao ensino médio estabelece como Museu da Universidade Federal Pará (MUFPA) no momento da visitação, no qual o estudante entra em contato com as exposições e passa a ser orientado pelo mediador cultural. A partir destas premissas, foram utilizados procedimentos metodológicos que se referem a uma revisão bibliográfica baseada nos preceitos de Santos (2008), Marandino (2008), Cury (2005), entre outros, além da pesquisa de campo que possibilitou a observação, a investigação e o contato mais próximo do público visitante em análise. Neste sentido, procurou-se compreender o museu a partir dos preceitos da Nova Museologia, que o compreende enquanto um espaço relacional e educacional, constituindo um papel sociocultural relevante na sociedade e no qual o retorno do público passa a ser considerado de fundamental importância para o desenvolvimento de suas práticas. Para esta pesquisa, a mediação cultural em museus é considerada o objeto de estudo por possuir grande relevância dentro dos espaços museais, pois torna possível um contato mais próximo do público com o museu, servindo como fator estimulante para que os visitantes passem a visitar seus espaços com mais frequência. 2019-10-16T22:41:37Z 2019-10-16T22:41:37Z 2014 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, MAYRA DO SOCORRO DE ARAÚJO. Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural. Orientadora: Isis de Melo Molinari Antunes. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2230. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2230 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Museu da UFPA
Mediação cultural
Nova Museologia
Público escolar
Exposição museológica
UFPA museum
Cultural mediation
New Museology
School Public
Museum exhibition
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
spellingShingle Museu da UFPA
Mediação cultural
Nova Museologia
Público escolar
Exposição museológica
UFPA museum
Cultural mediation
New Museology
School Public
Museum exhibition
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
RODRIGUES, Mayra do Socorro de Araújo
Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
topic_facet Museu da UFPA
Mediação cultural
Nova Museologia
Público escolar
Exposição museológica
UFPA museum
Cultural mediation
New Museology
School Public
Museum exhibition
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
description This study analyzes the relationship the high school school public sets with the Museum of the Federal University of Pará (MUFPA) at the time of the visit, in which the student comes into contact with its exhibits and will be guided by a cultural mediator. From these assumptions, methodological procedures referring to a literature review based on the precepts of Santos (2008), Marandino (2008), Cury (2005), among others, were used, in addition to fieldwork which enabled the observation, research and the closest contact with the visiting public in analysis. In this sense, we tried to understand the museum from the New Museology principles, which comprise it as a relational and educational space, seeking to build a relevant socio-cultural role in society and in which the public response shall be considered fundamentally important for the development of their practices. For this research the Cultural Mediation in museums is considered the object of study because it has great relevance within the museological space, for making possible a closer contact between the museum and its public, serving as a stimulating factor for visitors pass to visit its spaces more frequently.
author_additional ANTUNES, Isis de Melo Molinari
author_additionalStr ANTUNES, Isis de Melo Molinari
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Mayra do Socorro de Araújo
title Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
title_short Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
title_full Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
title_fullStr Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
title_full_unstemmed Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
title_sort museu da universidade federal do pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2230
_version_ 1787154861890994176
score 11.753735