Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Mineração de texto para análise afetiva da interação dos usuários com jogos empáticos

Every day a large amount of data circulates on the Internet, because it is enormous to the quantities of computers and electronic equipment that have access to the internet, producing information in the form of images, videos and texts, with that, a way of analyzing and extracting these information....

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Autor principal: MARTINS, Leonardo Dias
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2370
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-23702019-11-06T03:00:55Z Mineração de texto para análise afetiva da interação dos usuários com jogos empáticos MARTINS, Leonardo Dias ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira http://lattes.cnpq.br/7676631005873564 Mineração de texto Mineração de dados Análise de sentimentos Emoções Afetividade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Every day a large amount of data circulates on the Internet, because it is enormous to the quantities of computers and electronic equipment that have access to the internet, producing information in the form of images, videos and texts, with that, a way of analyzing and extracting these information. Therefore, this work presents concepts and techniques to find patterns of feelings and emotions, through the use of techniques and tools, especially in the area of text mining. The purpose of the procedures performed in this work was to develop a method to extract the emotional and sentimental profiles of the comments of the users of Last Day of June, where the results and information extracted from the analysis of feelings were presented. Three classification algorithms, Naive Bayes, Support Vector Machine (SVM) and K-Nearest Neighbors (KNN) were also used to predict the class of elements according to the feelings identified in the comment analysis step, between the SVM with the Radial kernel was the one that presented the best precision, with 79%, followed by the KNN with 3 nearest neighbors, with 75% and finally the Naive Bayes, with 62%. Diariamente uma grande quantidade de dados circula na internet, pois, é enorme a quantidades de computadores e equipamentos eletrônicos que possuem acesso à internet, produzindo informações em forma de imagens, vídeos e textos, com isso, é necessária uma forma de analisar e extrair essas informações. Portanto, esse trabalho apresenta conceitos e técnicas para encontrar padrões de sentimentos e emoções, por meio do uso de técnicas e ferramentas, principalmente da área de mineração de textos. A finalidade dos procedimentos realizados nesse trabalho foi desenvolver um método para poder extrair os perfis emocionais e sentimentais dos comentários dos usuários do jogo Last Day of June, onde foram apresentados os resultados e informações extraídas da análise de sentimentos realizada. Foram utilizados também, três algoritmos de classificação, Naive Bayes, Máquina de vetor de suporte (SVM) e K-Vizinhos mais próximos (KNN), para prever a classe dos elementos de acordo com os sentimentos identificados na etapa de análise dos comentários, entre eles, o SVM com kernel Radial foi o que apresentou a melhor precisão, com 79%, seguido do KNN com 3 vizinhos mais próximos, com 75% e por último o Naive Bayes, com 62%. 2019-11-05T14:01:34Z 2019-11-05T14:01:34Z 2019 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MARTINS, Leonardo Dias. Mineração de texto para análise afetiva da interação dos usuários com jogos empáticos. Orientadora: Fabíola Pantoja Oliveira Araújo. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2370 . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2370 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
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