Dissertação

Proposta de um dashboard para análise e visualização de dados educacionais de Sistemas Tutores Inteligentes

Esta dissertação propõe a criação do dashboard Edudata Visualizer, destinado à análise e visualização de dados educacionais provenientes de Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). Para alcançar este objetivo, empregamos técnicas de visualização de dados, estatística e Mineração de Dados Educacionais (...

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Autor principal: Menezes, Matheus Freitas de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3747220325641053
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10196
Resumo:
Esta dissertação propõe a criação do dashboard Edudata Visualizer, destinado à análise e visualização de dados educacionais provenientes de Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). Para alcançar este objetivo, empregamos técnicas de visualização de dados, estatística e Mineração de Dados Educacionais (MDE) em um STI desenvolvido especificamente para o ensino de álgebra. O propósito foi extrair informações úteis desses dados, proporcionando suporte aos professores no processo de tomada de decisões educacionais. Utilizando a metodologia de Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados e por meio do desenvolvimento de um dashboard web, buscamos criar uma ferramenta útil e intuitiva para análise e interpretação dos dados educacionais. Os resultados obtidos foram positivos, como evidenciado por duas avaliações conduzidas utilizando a técnica \textit{System Usability Scale} (SUS) com um total de 43 professores. Estes resultados demonstraram um desempenho promissor da ferramenta no contexto educacional, destacando seu potencial para fornecer dados importantes que podem informar e enriquecer as práticas de ensino.