Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”

Autism Spectrum Disorder (ASD) is a behavioral syndrome that affects children's development. The TEA usually manifests itself in the first two years of the child's life, and is currently classified into three levels, ranging from mild, moderate to severe. According to recent studies, the distinction...

ver descrição completa

Autor principal: TRAVASSOS, Talita de Cacia Sousa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2374
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2374
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-23742019-11-06T03:06:07Z Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações” TRAVASSOS, Talita de Cacia Sousa MOTA, Marcelle Pereira http://lattes.cnpq.br/2130563131041136 Tecnologia educacional Transtorno do espectro autista Jogos educativos Ferramentas educacionais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Autism Spectrum Disorder (ASD) is a behavioral syndrome that affects children's development. The TEA usually manifests itself in the first two years of the child's life, and is currently classified into three levels, ranging from mild, moderate to severe. According to recent studies, the distinction between levels occurs taking into account the degree of impairment in the reciprocal communication and in the social interaction of the child. It is important that the follow-up of children diagnosed with ASD by specialized professionals should start as early as possible so that it receives the necessary help and develops in the best way possible. The technology is considered by experts as a good ally in the monitoring and development of people with ASD. With the use of technology it is possible to create interesting and non-distracting environments, so it is easier to follow difficulties and advances, and thus create the best strategies for the best development of the individual. Taking this into account, the application and game "Autism - Action and Emotion Cards (CEEA)" was developed, which seeks to be an aid tool for professionals and responsible for children with ASD. After the development, tests and evaluations were carried out with specialists to evaluate the application. 22 participants participated in the assessments, of which 100% agree that the application is a useful tool in the development of children with ASD. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental que atinge o desenvolvimento infantil. O TEA normalmente se manifesta nos dois primeiros anos de vida da criança, e atualmente é classificado em três níveis, indo de leve, moderado a grave. Segundo estudos recentes, a distinção entre os níveis ocorre levando em consideração o grau de prejuízo na comunicação social recíproca e na interação social da criança. É importante que o acompanhamento de crianças diagnosticadas com TEA por profissionais especializados inicie o mais precocemente possível para que ela receba o auxílio necessário, e se desenvolva da melhor forma possível. A tecnologia é considerada por especialistas uma boa aliada no acompanhamento e desenvolvimento de pessoas com TEA. Com o uso da tecnologia é possível criar ambientes interessantes e sem distrações, sendo assim mais simples acompanhar dificuldades e avanços, e deste modo criar as melhores estratégias para o melhor desenvolvimento do indivíduo. Levando isso em consideração, foi desenvolvido o aplicativo e jogo “Autismo – Cartões de Ações e Emoções (CEEA)”, que busca ser uma ferramenta de auxílio para profissionais e responsáveis por crianças com TEA. Após o desenvolvimento, foram realizados testes e avaliações com especialistas para avaliar o aplicativo. 22 participantes participaram das avaliações, dos quais 100% concordam que o aplicativo é uma ferramenta útil no desenvolvimento de crianças com TEA. 2019-11-05T14:13:39Z 2019-11-05T14:13:39Z 2019-06-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TRAVASSOS, Talita de Cacia Sousa. Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”. Orientadora: Marcelle Pereira Mota. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2374 . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2374 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologia educacional
Transtorno do espectro autista
Jogos educativos
Ferramentas educacionais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Tecnologia educacional
Transtorno do espectro autista
Jogos educativos
Ferramentas educacionais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
TRAVASSOS, Talita de Cacia Sousa
Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
topic_facet Tecnologia educacional
Transtorno do espectro autista
Jogos educativos
Ferramentas educacionais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Autism Spectrum Disorder (ASD) is a behavioral syndrome that affects children's development. The TEA usually manifests itself in the first two years of the child's life, and is currently classified into three levels, ranging from mild, moderate to severe. According to recent studies, the distinction between levels occurs taking into account the degree of impairment in the reciprocal communication and in the social interaction of the child. It is important that the follow-up of children diagnosed with ASD by specialized professionals should start as early as possible so that it receives the necessary help and develops in the best way possible. The technology is considered by experts as a good ally in the monitoring and development of people with ASD. With the use of technology it is possible to create interesting and non-distracting environments, so it is easier to follow difficulties and advances, and thus create the best strategies for the best development of the individual. Taking this into account, the application and game "Autism - Action and Emotion Cards (CEEA)" was developed, which seeks to be an aid tool for professionals and responsible for children with ASD. After the development, tests and evaluations were carried out with specialists to evaluate the application. 22 participants participated in the assessments, of which 100% agree that the application is a useful tool in the development of children with ASD.
author_additional MOTA, Marcelle Pereira
author_additionalStr MOTA, Marcelle Pereira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TRAVASSOS, Talita de Cacia Sousa
title Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
title_short Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
title_full Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
title_sort desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2374
_version_ 1787154888797454336
score 11.753735