/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior
Neste trabalho ressaltamos a Divisão de Acessibilidade no Campus Universitário de Abaetetuba, e a sua importância na universidade. O objetivo é verificar o papel da Divisão de Acessibilidade na promoção da Inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, comp...
Autor principal: | BAIA, Taynara Cardoso |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2461 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2461 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24612021-07-28T13:28:25Z A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior BAIA, Taynara Cardoso SANTOS, Bruno Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/8155936269324036 Inclusão Acessibilidade Ensino superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Neste trabalho ressaltamos a Divisão de Acessibilidade no Campus Universitário de Abaetetuba, e a sua importância na universidade. O objetivo é verificar o papel da Divisão de Acessibilidade na promoção da Inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, compreender como ocorre essa promoção da inclusão dentro do Campus, identificar quais as ações que a Divisão de Acessibilidade promove, além de conhecer um pouco da realidade dos discentes com deficiência dentro da universidade. A metodologia utilizada foi a observação direta intensiva, com entrevista semi estruturada e aplicação de um questionário para as entrevistadas, e a observação na Sala da Divisão de Acessibilidade. Verificou-se que a Divisão não apenas promove a acessibilidade nas questões estruturais, mas também nas atitudes e no respeito com o próximo. Conclui-se que a criação da Divisão de Acessibilidade trouxe muitos ganhos para os discentes com deficiência que frequentam o Campus e que suas campanhas abrem espaço para a discussão da inclusão no Ensino Superior. Muitas mudanças ainda precisam ser feitas, porém os avanços conquistados enchem de esperança aqueles que lutam por uma universidade mais inclusiva. 2019-11-07T20:00:39Z 2019-11-07T20:00:39Z 2019-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BAIA, Taynara Cardoso. A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior. Orientador: Bruno Rodrigues Rodrigues dos Santos. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2461. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2461 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Inclusão Acessibilidade Ensino superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Inclusão Acessibilidade Ensino superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO BAIA, Taynara Cardoso A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior |
topic_facet |
Inclusão Acessibilidade Ensino superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Neste trabalho ressaltamos a Divisão de Acessibilidade no Campus Universitário de Abaetetuba, e a sua importância na universidade. O objetivo é verificar o papel da Divisão de Acessibilidade na promoção da Inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, compreender como ocorre essa promoção da inclusão dentro do Campus, identificar quais as ações que a Divisão de Acessibilidade promove, além de conhecer um pouco da realidade dos discentes com deficiência dentro da universidade. A metodologia utilizada foi a observação direta intensiva, com entrevista semi estruturada e aplicação de um questionário para as entrevistadas, e a observação na Sala da Divisão de Acessibilidade. Verificou-se que a Divisão não apenas promove a acessibilidade nas questões estruturais, mas também nas atitudes e no respeito com o próximo. Conclui-se que a criação da Divisão de Acessibilidade trouxe muitos ganhos para os discentes com deficiência que frequentam o Campus e que suas campanhas abrem espaço para a discussão da inclusão no Ensino Superior. Muitas mudanças ainda precisam ser feitas, porém os avanços conquistados enchem de esperança aqueles que lutam por uma universidade mais inclusiva. |
author_additional |
SANTOS, Bruno Rodrigues dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Bruno Rodrigues dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BAIA, Taynara Cardoso |
title |
A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior |
title_short |
A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior |
title_full |
A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior |
title_fullStr |
A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior |
title_full_unstemmed |
A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior |
title_sort |
divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2461 |
_version_ |
1787154835516162048 |
score |
11.653393 |