Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança

A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que a...

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Autor principal: NOVAES, Naiara Correa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477
Resumo:
A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que ajuda no desenvolvimento e na comunicação oral e escrita, para que no futuro se tornem bons leitores, críticos, competentes, e que não só a escola é importante para o incentivo à leitura das crianças, mas junto com a família esse processo se dá com sucesso. Tem como objetivo compreender as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa para sua definição, a coleta de dados e a conclusão, ocorreram de análises bibliográficas através das obras e documentos dos principais autores que abordam a importância do ato de ler, o papel da escola e da família no incentivo ao hábito de leitura desde a infância, como: (SILVIA, 2005); (FERREIRO, 1996); (FERREIRO,1999); (FERREIRO, 2000); (KLEIMAN, 1999); (KLEIMAN, 2005); (KLEIMAN, 2008); PCNs, 1996 (Parâmetros Curriculares Nacionais). Através dos estudos, obtive como resultado que a leitura e escrita são valiosas ferramentas para o desenvolvimento intelectual e social na primeira infância, e principalmente na construção do conhecimento no decorrer da vida do indivíduo, aprimorando suas capacidades. Conclui-se que escola e família são as principais instituições formadoras do indivíduo, assim será para o hábito de leitura, essa parceria vai contribuir a formação do leitor por hábitos praticados na escola e na sua casa e principalmente desconstruir a ideia que muitas crianças têm, que ler é chato. A leitura e a escrita podem mudar a história de um aluno. Mas para que esse processo de aquisição da leitura e escrita ocorra com sucesso precisa-se de investimentos e apoio e incentivos em políticas públicas de qualidade na educação.