/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que a...
Autor principal: | NOVAES, Naiara Correa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2477 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24772021-07-06T18:50:45Z A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança NOVAES, Naiara Correa ASSUNÇÃO, Mariza Felippe http://lattes.cnpq.br/8675067656056250 Leitura Escrita Criança CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que ajuda no desenvolvimento e na comunicação oral e escrita, para que no futuro se tornem bons leitores, críticos, competentes, e que não só a escola é importante para o incentivo à leitura das crianças, mas junto com a família esse processo se dá com sucesso. Tem como objetivo compreender as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa para sua definição, a coleta de dados e a conclusão, ocorreram de análises bibliográficas através das obras e documentos dos principais autores que abordam a importância do ato de ler, o papel da escola e da família no incentivo ao hábito de leitura desde a infância, como: (SILVIA, 2005); (FERREIRO, 1996); (FERREIRO,1999); (FERREIRO, 2000); (KLEIMAN, 1999); (KLEIMAN, 2005); (KLEIMAN, 2008); PCNs, 1996 (Parâmetros Curriculares Nacionais). Através dos estudos, obtive como resultado que a leitura e escrita são valiosas ferramentas para o desenvolvimento intelectual e social na primeira infância, e principalmente na construção do conhecimento no decorrer da vida do indivíduo, aprimorando suas capacidades. Conclui-se que escola e família são as principais instituições formadoras do indivíduo, assim será para o hábito de leitura, essa parceria vai contribuir a formação do leitor por hábitos praticados na escola e na sua casa e principalmente desconstruir a ideia que muitas crianças têm, que ler é chato. A leitura e a escrita podem mudar a história de um aluno. Mas para que esse processo de aquisição da leitura e escrita ocorra com sucesso precisa-se de investimentos e apoio e incentivos em políticas públicas de qualidade na educação. 2019-11-11T13:22:31Z 2019-11-11T13:22:31Z 2019-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NOVAES, Naiara Correa. A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Leitura Escrita Criança CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Leitura Escrita Criança CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO NOVAES, Naiara Correa A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança |
topic_facet |
Leitura Escrita Criança CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que ajuda no desenvolvimento e na comunicação oral e escrita, para que no futuro se tornem bons leitores, críticos, competentes, e que não só a escola é importante para o incentivo à leitura das crianças, mas junto com a família esse processo se dá com sucesso. Tem como objetivo compreender as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa para sua definição, a coleta de dados e a conclusão, ocorreram de análises bibliográficas através das obras e documentos dos principais autores que abordam a importância do ato de ler, o papel da escola e da família no incentivo ao hábito de leitura desde a infância, como: (SILVIA, 2005); (FERREIRO, 1996); (FERREIRO,1999); (FERREIRO, 2000); (KLEIMAN, 1999); (KLEIMAN, 2005); (KLEIMAN, 2008); PCNs, 1996 (Parâmetros Curriculares Nacionais). Através dos estudos, obtive como resultado que a leitura e escrita são valiosas ferramentas para o desenvolvimento intelectual e social na primeira infância, e principalmente na construção do conhecimento no decorrer da vida do indivíduo, aprimorando suas capacidades. Conclui-se que escola e família são as principais instituições formadoras do indivíduo, assim será para o hábito de leitura, essa parceria vai contribuir a formação do leitor por hábitos praticados na escola e na sua casa e principalmente desconstruir a ideia que muitas crianças têm, que ler é chato. A leitura e a escrita podem mudar a história de um aluno. Mas para que esse processo de aquisição da leitura e escrita ocorra com sucesso precisa-se de investimentos e apoio e incentivos em políticas públicas de qualidade na educação. |
author_additional |
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe |
author_additionalStr |
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NOVAES, Naiara Correa |
title |
A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança |
title_short |
A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança |
title_full |
A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança |
title_fullStr |
A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança |
title_full_unstemmed |
A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança |
title_sort |
influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477 |
_version_ |
1787154837148794880 |
score |
11.753735 |