Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança

A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que a...

ver descrição completa

Autor principal: NOVAES, Naiara Correa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2477
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24772021-07-06T18:50:45Z A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança NOVAES, Naiara Correa ASSUNÇÃO, Mariza Felippe http://lattes.cnpq.br/8675067656056250 Leitura Escrita Criança CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que ajuda no desenvolvimento e na comunicação oral e escrita, para que no futuro se tornem bons leitores, críticos, competentes, e que não só a escola é importante para o incentivo à leitura das crianças, mas junto com a família esse processo se dá com sucesso. Tem como objetivo compreender as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa para sua definição, a coleta de dados e a conclusão, ocorreram de análises bibliográficas através das obras e documentos dos principais autores que abordam a importância do ato de ler, o papel da escola e da família no incentivo ao hábito de leitura desde a infância, como: (SILVIA, 2005); (FERREIRO, 1996); (FERREIRO,1999); (FERREIRO, 2000); (KLEIMAN, 1999); (KLEIMAN, 2005); (KLEIMAN, 2008); PCNs, 1996 (Parâmetros Curriculares Nacionais). Através dos estudos, obtive como resultado que a leitura e escrita são valiosas ferramentas para o desenvolvimento intelectual e social na primeira infância, e principalmente na construção do conhecimento no decorrer da vida do indivíduo, aprimorando suas capacidades. Conclui-se que escola e família são as principais instituições formadoras do indivíduo, assim será para o hábito de leitura, essa parceria vai contribuir a formação do leitor por hábitos praticados na escola e na sua casa e principalmente desconstruir a ideia que muitas crianças têm, que ler é chato. A leitura e a escrita podem mudar a história de um aluno. Mas para que esse processo de aquisição da leitura e escrita ocorra com sucesso precisa-se de investimentos e apoio e incentivos em políticas públicas de qualidade na educação. 2019-11-11T13:22:31Z 2019-11-11T13:22:31Z 2019-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NOVAES, Naiara Correa. A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Leitura
Escrita
Criança
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Leitura
Escrita
Criança
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
NOVAES, Naiara Correa
A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
topic_facet Leitura
Escrita
Criança
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que ajuda no desenvolvimento e na comunicação oral e escrita, para que no futuro se tornem bons leitores, críticos, competentes, e que não só a escola é importante para o incentivo à leitura das crianças, mas junto com a família esse processo se dá com sucesso. Tem como objetivo compreender as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa para sua definição, a coleta de dados e a conclusão, ocorreram de análises bibliográficas através das obras e documentos dos principais autores que abordam a importância do ato de ler, o papel da escola e da família no incentivo ao hábito de leitura desde a infância, como: (SILVIA, 2005); (FERREIRO, 1996); (FERREIRO,1999); (FERREIRO, 2000); (KLEIMAN, 1999); (KLEIMAN, 2005); (KLEIMAN, 2008); PCNs, 1996 (Parâmetros Curriculares Nacionais). Através dos estudos, obtive como resultado que a leitura e escrita são valiosas ferramentas para o desenvolvimento intelectual e social na primeira infância, e principalmente na construção do conhecimento no decorrer da vida do indivíduo, aprimorando suas capacidades. Conclui-se que escola e família são as principais instituições formadoras do indivíduo, assim será para o hábito de leitura, essa parceria vai contribuir a formação do leitor por hábitos praticados na escola e na sua casa e principalmente desconstruir a ideia que muitas crianças têm, que ler é chato. A leitura e a escrita podem mudar a história de um aluno. Mas para que esse processo de aquisição da leitura e escrita ocorra com sucesso precisa-se de investimentos e apoio e incentivos em políticas públicas de qualidade na educação.
author_additional ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
author_additionalStr ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NOVAES, Naiara Correa
title A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
title_short A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
title_full A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
title_fullStr A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
title_full_unstemmed A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
title_sort influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2477
_version_ 1787154837148794880
score 11.753735