Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo

Playfulness is essential for the child, as it favors their development in multiple abilities and functions in the cognitive, social, emotional and also motive. Since, Autism Spectrum Disorder (ASD) shows some alteration in the game, especially at the symbolic level. The intervention of this difficul...

ver descrição completa

Autor principal: NEVES, Bruna Soares
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2482
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2482
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24822021-07-29T18:34:12Z O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo NEVES, Bruna Soares ASSUNÇÃO, Mariza Felippe http://lattes.cnpq.br/8675067656056250 Ludicidade Transtorno do espectro autista Ensino - Aprendizagem Inclusão Autism spectrum disorder Teaching - Learning Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Playfulness is essential for the child, as it favors their development in multiple abilities and functions in the cognitive, social, emotional and also motive. Since, Autism Spectrum Disorder (ASD) shows some alteration in the game, especially at the symbolic level. The intervention of this difficulty will directly affect the social and communicative area. Since play is an effective learning tool and vital part in the development of every individual, it is important to approach it in a broad way and adapted to the specific characteristics and needs of each child. Therefore, the objective of this research is to study the use of play in pedagogical practice, as an important element for the teaching-learning of children with autism. The games and games used in the room, in the development of children with ASD, help in the behavior of the child. In this way, to observe how the playful one manifests itself before its learning. The research presents a qualitative approach and the technique of data collection was participant observation. Thus, it is possible to verify that inclusive processes still have to be implemented in practice and that teachers still feel unprepared to receive students with atypical development. This whole educational process shows the importance and necessity of games and games to promote inclusion in general. A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral. 2019-11-11T17:17:42Z 2019-11-11T17:17:42Z 2019-07-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NEVES, Bruna Soares. O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2482. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2482 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ludicidade
Transtorno do espectro autista
Ensino - Aprendizagem
Inclusão
Autism spectrum disorder
Teaching - Learning
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Ludicidade
Transtorno do espectro autista
Ensino - Aprendizagem
Inclusão
Autism spectrum disorder
Teaching - Learning
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
NEVES, Bruna Soares
O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
topic_facet Ludicidade
Transtorno do espectro autista
Ensino - Aprendizagem
Inclusão
Autism spectrum disorder
Teaching - Learning
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Playfulness is essential for the child, as it favors their development in multiple abilities and functions in the cognitive, social, emotional and also motive. Since, Autism Spectrum Disorder (ASD) shows some alteration in the game, especially at the symbolic level. The intervention of this difficulty will directly affect the social and communicative area. Since play is an effective learning tool and vital part in the development of every individual, it is important to approach it in a broad way and adapted to the specific characteristics and needs of each child. Therefore, the objective of this research is to study the use of play in pedagogical practice, as an important element for the teaching-learning of children with autism. The games and games used in the room, in the development of children with ASD, help in the behavior of the child. In this way, to observe how the playful one manifests itself before its learning. The research presents a qualitative approach and the technique of data collection was participant observation. Thus, it is possible to verify that inclusive processes still have to be implemented in practice and that teachers still feel unprepared to receive students with atypical development. This whole educational process shows the importance and necessity of games and games to promote inclusion in general.
author_additional ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
author_additionalStr ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NEVES, Bruna Soares
title O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
title_short O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
title_full O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
title_fullStr O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
title_full_unstemmed O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
title_sort o lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2482
_version_ 1787154837891186688
score 11.753896