Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem

This work approaches some violence in the school environment, giving a brief analysis of some concepts of violence and its typologies, with emphasis on how violence manifests itself in the school space. The main objective of this study is to analyze the implications of school violence in the teachin...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Camila Machado da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2501
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2501
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25012021-07-28T14:47:51Z Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem COSTA, Camila Machado da FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0245521381922053 Violência Escola Processo ensino - Aprendizagem Violence School Teaching - Learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work approaches some violence in the school environment, giving a brief analysis of some concepts of violence and its typologies, with emphasis on how violence manifests itself in the school space. The main objective of this study is to analyze the implications of school violence in the teaching-learning process, making a theoretical overview of the concept of violence and its typologies, and specific objectives: identify types of violence and analyze the consequences of school violence for the process teaching learning. The methodology is qualitative approach. As a tool, the bibliographical research used as a reference the contributions of Araújo (2004), Abramovay (2002, 2015), Minayo (2018), Carvalho (2010), Levisky (2010), Stelko-Pereira and Williams, for their relevant knowledge about the subject. Regarding the results, it was evidenced that violence is a social phenomenon, therefore, it is present in the school space, and it causes countless implications for the process of teaching students' learning. In this way, I conclude that the violence presented in the school environment tends to have several implications, such as low self-esteem, loss of focus in the study, low income, school repetition and consequently school dropout, which also cause discontent among affected students in relation to the space that before anything, should instigate its students the search of knowledge. Este trabalho vem abordar algumas violências no ambiente escolar, fazendo uma breve análise de alguns conceitos de violência e suas tipologias, dando ênfase em como a violência se manifesta no espaço escolar. Tendo como objetivo geral: analisar as implicações da violência escolar no processo de ensino aprendizagem, fazendo um apanhado teórico acerca do conceito de violência e suas tipologias, e como objetivos específicos: identificar os tipos de violências e analisar as conseqüências da violência escolar para o processo de ensino aprendizagem. A metodologia é de abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica utilizando como referencial teórico as contribuições de Araújo (2004), Abramovay (2002, 2015), Minayo (2018), Carvalho (2010), Levisky (2010), Stelko-Pereira e Williams (2010), por seus conhecimentos relevantes a respeito do tema. Quanto aos resultados, evidenciou-se que a violência é um fenômeno social, por tanto, está presente no espaço escolar, e causa inúmeras implicações para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Desta forma, concluo que a violência apresentada no ambiente escolar tende a acarretar várias implicações, como a baixa alto-estima, perda do foco nos estudo, baixo rendimento, repetência escolar e por consequentimente, evasão escolar, que também causam um descontentamento dos alunos afetados em relação ao espaço que antes de qualquer coisa, deveria instigar seus alunos a busca do conhecimento. 2019-11-11T19:54:15Z 2019-11-11T19:54:15Z 2019-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Camila Machado da. Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2501. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2501 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Violência
Escola
Processo ensino - Aprendizagem
Violence
School
Teaching - Learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Violência
Escola
Processo ensino - Aprendizagem
Violence
School
Teaching - Learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
COSTA, Camila Machado da
Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
topic_facet Violência
Escola
Processo ensino - Aprendizagem
Violence
School
Teaching - Learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work approaches some violence in the school environment, giving a brief analysis of some concepts of violence and its typologies, with emphasis on how violence manifests itself in the school space. The main objective of this study is to analyze the implications of school violence in the teaching-learning process, making a theoretical overview of the concept of violence and its typologies, and specific objectives: identify types of violence and analyze the consequences of school violence for the process teaching learning. The methodology is qualitative approach. As a tool, the bibliographical research used as a reference the contributions of Araújo (2004), Abramovay (2002, 2015), Minayo (2018), Carvalho (2010), Levisky (2010), Stelko-Pereira and Williams, for their relevant knowledge about the subject. Regarding the results, it was evidenced that violence is a social phenomenon, therefore, it is present in the school space, and it causes countless implications for the process of teaching students' learning. In this way, I conclude that the violence presented in the school environment tends to have several implications, such as low self-esteem, loss of focus in the study, low income, school repetition and consequently school dropout, which also cause discontent among affected students in relation to the space that before anything, should instigate its students the search of knowledge.
author_additional FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
author_additionalStr FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Camila Machado da
title Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
title_short Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
title_full Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
title_sort violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2501
_version_ 1787154839377018880
score 11.753735