Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA

Este trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a maneira como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas do interior do Brasil, no município de Abaetetuba/PA. O estudo utilizou o método descritivo com base em análises qualitativas e quantitativas a res...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Érika Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2505
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2505
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25052021-10-06T18:48:31Z O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA FERREIRA, Érika Ferreira SANTOS, Bruno Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/8155936269324036 Inclusão Educação especial Educação inclusiva Atendimento especializado Políticas públicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Este trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a maneira como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas do interior do Brasil, no município de Abaetetuba/PA. O estudo utilizou o método descritivo com base em análises qualitativas e quantitativas a respeito de como as escolas estão desenvolvendo o processo de inclusão dos alunos com deficiência. O estudo também buscou investigar a atividade das instituições especializadas não públicas, principalmente indagando os motivos que levam os pais a optarem pelo atendimento dos seus filhos nestas unidades. O estudo se concretizou a partir de análises bibliográficas e também com a utilização de uma investigação prática feita por meio da aplicação de questionários a pais de alunos deficientes e, que frequentam a rede regular. A necessidade dessa investigação surgiu a princípio pela intenção de observar a fundo o que atualmente as escolas entendem enquanto inclusão. Os alunos com deficiência são sujeitos expostos e que costumam estar a margem deste processo. Desse modo, ao final da pesquisa descreu-se acerca da qualidade do processo escolar oferecido a estes alunos, da mesma forma como também a respeito das políticas públicas adotadas pelo município, e que necessitam estarem sendo revistas. Dentre o que podemos afirmar, é preciso repensar alguns conceitos, rever algumas ações e reforça o planejamento no sentido de subsidiar o trabalho em prol de melhorias. 2019-11-11T20:22:17Z 2019-11-11T20:22:17Z 2019-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Érika Ferreira. O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba – PA. Orientador: Bruno Rodrigues dos Santos. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Local de defesa, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2505. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2505 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Inclusão
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento especializado
Políticas públicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Inclusão
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento especializado
Políticas públicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
FERREIRA, Érika Ferreira
O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
topic_facet Inclusão
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento especializado
Políticas públicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Este trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a maneira como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas do interior do Brasil, no município de Abaetetuba/PA. O estudo utilizou o método descritivo com base em análises qualitativas e quantitativas a respeito de como as escolas estão desenvolvendo o processo de inclusão dos alunos com deficiência. O estudo também buscou investigar a atividade das instituições especializadas não públicas, principalmente indagando os motivos que levam os pais a optarem pelo atendimento dos seus filhos nestas unidades. O estudo se concretizou a partir de análises bibliográficas e também com a utilização de uma investigação prática feita por meio da aplicação de questionários a pais de alunos deficientes e, que frequentam a rede regular. A necessidade dessa investigação surgiu a princípio pela intenção de observar a fundo o que atualmente as escolas entendem enquanto inclusão. Os alunos com deficiência são sujeitos expostos e que costumam estar a margem deste processo. Desse modo, ao final da pesquisa descreu-se acerca da qualidade do processo escolar oferecido a estes alunos, da mesma forma como também a respeito das políticas públicas adotadas pelo município, e que necessitam estarem sendo revistas. Dentre o que podemos afirmar, é preciso repensar alguns conceitos, rever algumas ações e reforça o planejamento no sentido de subsidiar o trabalho em prol de melhorias.
author_additional SANTOS, Bruno Rodrigues dos
author_additionalStr SANTOS, Bruno Rodrigues dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FERREIRA, Érika Ferreira
title O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
title_short O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
title_full O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
title_fullStr O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
title_full_unstemmed O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
title_sort o desafio da inclusão de alunos nos interiores do brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de abaetetuba-pa
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2505
_version_ 1787154839967367168
score 11.753735