Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica

Este trabalho aborda as práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica e tem com o objetivo analisar em sítios eletrônicos de eventos científicos comunicações orais publicadas envolvendo as questões de gênero, sexualidade e educação em que os autores promovem ações de com...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2521
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2521
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25212021-07-29T18:40:22Z Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva MENDES, Sandra Karina Barbosa http://lattes.cnpq.br/7531027549313471 Práticas de resistência LGBTfobia Currículo Heteronormatividade Educação CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Este trabalho aborda as práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica e tem com o objetivo analisar em sítios eletrônicos de eventos científicos comunicações orais publicadas envolvendo as questões de gênero, sexualidade e educação em que os autores promovem ações de como resistir aos modelos curriculares discursivos de como viver a sua sexualidade sobre o víeis heteronormativo existente na escola e na sociedade, que ao mesmo tempo promove outros discursos que subvertem a ótica deste modelo padrão com o único a ser seguido. Como método de pesquisa deste trabalho utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica e para as análises das comunicações orais estão alguns princípios de análise do discurso foucaultiano. Com referencial teórico pautado nos autores Michel Foucault (1988), Louro (2002; 2009), Junqueira (2010; 2010), Borrilo (2010) e entre outros, para que pudéssemos perceber que as análises das comunicações orais nos remetem a temática da heteronormatividade como causadora de reforço que a escola utiliza como modelo social, mas que esta mesma norma traz a oportunidades de resistências em diversas formas e discursos para subvertemos a lógica implantada nas escolas ao longo dos anos, analisadas nas ações de resistências encontradas nessas comunicações orais por meio das formações de grupos sociais, exibição de filmes e discursos de resistência promovidos pelos autores do trabalho, como mecanismos de enfrentamento aos preconceitos que alunos são submetidos nos espaços escolares pesquisados, bem como outros, pois compreendemos com a análise dessas ações nessas comunicações orais, alunos podem combater e minimizar a LGBTfobia presente neste espaço escolar, além da reflexão que essas ações podem encadear novas formas de resistir. 2019-11-12T13:08:00Z 2019-11-12T13:08:00Z 2019-07-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva. Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2521. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2521 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Práticas de resistência
LGBTfobia
Currículo
Heteronormatividade
Educação
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
spellingShingle Práticas de resistência
LGBTfobia
Currículo
Heteronormatividade
Educação
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva
Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
topic_facet Práticas de resistência
LGBTfobia
Currículo
Heteronormatividade
Educação
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description Este trabalho aborda as práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica e tem com o objetivo analisar em sítios eletrônicos de eventos científicos comunicações orais publicadas envolvendo as questões de gênero, sexualidade e educação em que os autores promovem ações de como resistir aos modelos curriculares discursivos de como viver a sua sexualidade sobre o víeis heteronormativo existente na escola e na sociedade, que ao mesmo tempo promove outros discursos que subvertem a ótica deste modelo padrão com o único a ser seguido. Como método de pesquisa deste trabalho utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica e para as análises das comunicações orais estão alguns princípios de análise do discurso foucaultiano. Com referencial teórico pautado nos autores Michel Foucault (1988), Louro (2002; 2009), Junqueira (2010; 2010), Borrilo (2010) e entre outros, para que pudéssemos perceber que as análises das comunicações orais nos remetem a temática da heteronormatividade como causadora de reforço que a escola utiliza como modelo social, mas que esta mesma norma traz a oportunidades de resistências em diversas formas e discursos para subvertemos a lógica implantada nas escolas ao longo dos anos, analisadas nas ações de resistências encontradas nessas comunicações orais por meio das formações de grupos sociais, exibição de filmes e discursos de resistência promovidos pelos autores do trabalho, como mecanismos de enfrentamento aos preconceitos que alunos são submetidos nos espaços escolares pesquisados, bem como outros, pois compreendemos com a análise dessas ações nessas comunicações orais, alunos podem combater e minimizar a LGBTfobia presente neste espaço escolar, além da reflexão que essas ações podem encadear novas formas de resistir.
author_additional MENDES, Sandra Karina Barbosa
author_additionalStr MENDES, Sandra Karina Barbosa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva
title Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
title_short Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
title_full Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
title_fullStr Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
title_full_unstemmed Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
title_sort práticas de resistência contra a lgbtfobia no currículo da educação básica
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2521
_version_ 1787154841613631488
score 11.753735