Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais

This work deals with the importance of the reading room as a space of literacy in the initial years, aiming to understand the processes of acquisition of reading and construction of knowledge, from the reading practices and the development of the reader, through the use of literary genres . The same...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Maria do Socorro dos Santos e
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2525
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2525
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25252021-06-23T14:47:21Z A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais SANTOS, Maria do Socorro dos Santos e SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Sala de leitura Gênero literário Construção do conhecimento Formação do indivíduo Seading room Literary genre Construction of knowledge Formation of the individual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This work deals with the importance of the reading room as a space of literacy in the initial years, aiming to understand the processes of acquisition of reading and construction of knowledge, from the reading practices and the development of the reader, through the use of literary genres . The same was developed by bibliographic and field research, through the daily experience with the students as a reading room teacher, in the application of significant activities in this learning process, allowing the analysis and reflection on the real purpose of the reading room in the formation of individual and seeking to re-signify this space giving meaning to the true act of teaching. Este trabalho trata da importância da sala de leitura como espaço de letramento nos anos iniciais, objetivando compreender os processos de aquisição da leitura e construção de conhecimento, a partir das práticas de leitura e o desenvolvimento do indivíduo leitor, por meio do uso dos gêneros literários. O mesmo foi desenvolvido por pesquisa bibliográfica e de campo, através da vivência diária com os alunos enquanto professora de sala de leitura, na aplicação de atividades significativas neste processo de aprendizagem, permitindo a análise e reflexão sobre o real objetivo da sala de leitura na formação de indivíduo e buscando (re-)significar este espaço dando sentido ao verdadeiro ato de ensinar. 2019-11-12T14:35:42Z 2019-11-12T14:35:42Z 2019-02-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Maria do Socorro dos Santos e. A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2525. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2525 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Sala de leitura
Gênero literário
Construção do conhecimento
Formação do indivíduo
Seading room
Literary genre
Construction of knowledge
Formation of the individual
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Sala de leitura
Gênero literário
Construção do conhecimento
Formação do indivíduo
Seading room
Literary genre
Construction of knowledge
Formation of the individual
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
SANTOS, Maria do Socorro dos Santos e
A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais
topic_facet Sala de leitura
Gênero literário
Construção do conhecimento
Formação do indivíduo
Seading room
Literary genre
Construction of knowledge
Formation of the individual
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work deals with the importance of the reading room as a space of literacy in the initial years, aiming to understand the processes of acquisition of reading and construction of knowledge, from the reading practices and the development of the reader, through the use of literary genres . The same was developed by bibliographic and field research, through the daily experience with the students as a reading room teacher, in the application of significant activities in this learning process, allowing the analysis and reflection on the real purpose of the reading room in the formation of individual and seeking to re-signify this space giving meaning to the true act of teaching.
author_additional SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
author_additionalStr SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Maria do Socorro dos Santos e
title A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais
title_short A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais
title_full A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais
title_fullStr A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais
title_full_unstemmed A importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais
title_sort importância da sala de leitura como “espaço” de letramento de alunos dos anos iniciais
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2525
_version_ 1787154881590591488
score 11.653393