Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA

O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos:...

ver descrição completa

Autor principal: CORRÊA, Milene Nunes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2572
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25722019-11-20T03:04:39Z Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA Teaching practices of reading: reflections from a multiserie school in the rural area of ​​Magalhães Barata - PA CORRÊA, Milene Nunes SILVA, Cirlene do Socorro Silva da http://lattes.cnpq.br/7800623829841510 https://orcid.org/0000-0003-3233-6425 Prática de ensino Leitura Magalhães Barata (PA) Student teaching Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos: a) Descrever as práticas que os professores usam para viabilizar a leitura dos alunos; b) Conhecer os diferentes tipos de recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para o ensino da leitura na classe multisseriada; c) Averiguar como a família percebe as praticas de leitura dinamizadas pelos educadores no seu fazer pedagógico na multissérie. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, sendo utilizado na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, sendo sujeitos da pesquisa dois professores e quatro pais da referida escola. O estudo indicou que a leitura é fator primordial no desenvolvimento da vida escolar das crianças, e que cabe ao educador buscar estratégias que possam lhe dar possibilidades para utilizar recursos pedagógicos eficazes em consonância metodológica do seu trabalho. Os professores buscam conhecimentos para poder utilizar e ter domínios dos instrumentos pedagógicos para desempenhar seu trabalho com mais eficiência. Nesse sentido, é necessário que o Estado fomente políticas educacionais voltadas a realidade dos alunos do campo, e que assegurem a volorização dos educadores em todos os sentidos. 2019-11-19T18:38:29Z 2019-11-19T18:38:29Z 2018-12-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORRÊA, Milene Nunes. Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572 por Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Prática de ensino
Leitura
Magalhães Barata (PA)
Student teaching
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Prática de ensino
Leitura
Magalhães Barata (PA)
Student teaching
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CORRÊA, Milene Nunes
Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
topic_facet Prática de ensino
Leitura
Magalhães Barata (PA)
Student teaching
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos: a) Descrever as práticas que os professores usam para viabilizar a leitura dos alunos; b) Conhecer os diferentes tipos de recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para o ensino da leitura na classe multisseriada; c) Averiguar como a família percebe as praticas de leitura dinamizadas pelos educadores no seu fazer pedagógico na multissérie. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, sendo utilizado na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, sendo sujeitos da pesquisa dois professores e quatro pais da referida escola. O estudo indicou que a leitura é fator primordial no desenvolvimento da vida escolar das crianças, e que cabe ao educador buscar estratégias que possam lhe dar possibilidades para utilizar recursos pedagógicos eficazes em consonância metodológica do seu trabalho. Os professores buscam conhecimentos para poder utilizar e ter domínios dos instrumentos pedagógicos para desempenhar seu trabalho com mais eficiência. Nesse sentido, é necessário que o Estado fomente políticas educacionais voltadas a realidade dos alunos do campo, e que assegurem a volorização dos educadores em todos os sentidos.
author_additional SILVA, Cirlene do Socorro Silva da
author_additionalStr SILVA, Cirlene do Socorro Silva da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CORRÊA, Milene Nunes
title Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
title_short Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
title_full Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
title_fullStr Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
title_full_unstemmed Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
title_sort práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de magalhães barata - pa
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572
_version_ 1787154898222055424
score 11.653393