/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos:...
Autor principal: | CORRÊA, Milene Nunes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2572 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25722019-11-20T03:04:39Z Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA Teaching practices of reading: reflections from a multiserie school in the rural area of Magalhães Barata - PA CORRÊA, Milene Nunes SILVA, Cirlene do Socorro Silva da http://lattes.cnpq.br/7800623829841510 https://orcid.org/0000-0003-3233-6425 Prática de ensino Leitura Magalhães Barata (PA) Student teaching Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos: a) Descrever as práticas que os professores usam para viabilizar a leitura dos alunos; b) Conhecer os diferentes tipos de recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para o ensino da leitura na classe multisseriada; c) Averiguar como a família percebe as praticas de leitura dinamizadas pelos educadores no seu fazer pedagógico na multissérie. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, sendo utilizado na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, sendo sujeitos da pesquisa dois professores e quatro pais da referida escola. O estudo indicou que a leitura é fator primordial no desenvolvimento da vida escolar das crianças, e que cabe ao educador buscar estratégias que possam lhe dar possibilidades para utilizar recursos pedagógicos eficazes em consonância metodológica do seu trabalho. Os professores buscam conhecimentos para poder utilizar e ter domínios dos instrumentos pedagógicos para desempenhar seu trabalho com mais eficiência. Nesse sentido, é necessário que o Estado fomente políticas educacionais voltadas a realidade dos alunos do campo, e que assegurem a volorização dos educadores em todos os sentidos. 2019-11-19T18:38:29Z 2019-11-19T18:38:29Z 2018-12-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORRÊA, Milene Nunes. Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572 por Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Prática de ensino Leitura Magalhães Barata (PA) Student teaching Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Prática de ensino Leitura Magalhães Barata (PA) Student teaching Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CORRÊA, Milene Nunes Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA |
topic_facet |
Prática de ensino Leitura Magalhães Barata (PA) Student teaching Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos: a) Descrever as práticas que os professores usam para viabilizar a leitura dos alunos; b) Conhecer os diferentes tipos de recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para o ensino da leitura na classe multisseriada; c) Averiguar como a família percebe as praticas de leitura dinamizadas pelos educadores no seu fazer pedagógico na multissérie. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, sendo utilizado na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, sendo sujeitos da pesquisa dois professores e quatro pais da referida escola. O estudo indicou que a leitura é fator primordial no desenvolvimento da vida escolar das crianças, e que cabe ao educador buscar estratégias que possam lhe dar possibilidades para utilizar recursos pedagógicos eficazes em consonância metodológica do seu trabalho. Os professores buscam conhecimentos para poder utilizar e ter domínios dos instrumentos pedagógicos para desempenhar seu trabalho com mais eficiência. Nesse sentido, é necessário que o Estado fomente políticas educacionais voltadas a realidade dos alunos do campo, e que assegurem a volorização dos educadores em todos os sentidos. |
author_additional |
SILVA, Cirlene do Socorro Silva da |
author_additionalStr |
SILVA, Cirlene do Socorro Silva da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CORRÊA, Milene Nunes |
title |
Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA |
title_short |
Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA |
title_full |
Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA |
title_fullStr |
Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA |
title_full_unstemmed |
Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA |
title_sort |
práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de magalhães barata - pa |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572 |
_version_ |
1787154898222055424 |
score |
11.753896 |