Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental

This research aims to identify and analyze initiatives for inclusion of people with disabilities from actions carried out through the municipality of Breves and in elementary school. From a qualitative point of view, the research adopts a methodological process based on an exploratory field research...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Maria do Socorro de Souza
Outros Autores: ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2644
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2644
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26442022-10-19T03:00:24Z A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental GOMES, Maria do Socorro de Souza ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de http://lattes.cnpq.br/6456712462238262 Inclusão social Marajó Pessoa com deficiência Social inclusion Disabled Person CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This research aims to identify and analyze initiatives for inclusion of people with disabilities from actions carried out through the municipality of Breves and in elementary school. From a qualitative point of view, the research adopts a methodological process based on an exploratory field research carried out in the middle of the sphere of activity of the Elementary Education offered by the municipality of Breves in schools, obtaining as main interlocutors the coordination of the HALEFF PINHEIRO center, and teachers of the network. persons with disabilities who are served by schools as well as their families. For data collection, instruments such as questionnaires and recorded interviews were used. The results of the research indicate that the practices undertaken by special education teachers arising from the interaction of society as an instrument of action transformation have been fruitful in strengthening the inclusion of people with disabilities in Breves of the Marajó archipelago. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão da pessoa com deficiência proveniente das ações realizadas através do município de Breves e no ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do Ensino Fundamental Ofertado Pelo município de Breves nas escolas, obtendo como principais interlocutores a coordenação do centro HALEFF PINHEIRO, e professores da rede municipal e pessoas com deficiência atendidas pelas escolas bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas pelos professores de educação especial advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em Breves no arquipélago do Marajó. 2019-12-18T14:41:29Z 2019-12-18T14:41:29Z 2019-10-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Maria do Socorro de Souza; ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira. A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental. Orientador: Carlos Rodrigo Moraes de Souza. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2644. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2644 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibbreves@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Inclusão social
Marajó
Pessoa com deficiência
Social inclusion
Disabled Person
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Inclusão social
Marajó
Pessoa com deficiência
Social inclusion
Disabled Person
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
GOMES, Maria do Socorro de Souza
A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
topic_facet Inclusão social
Marajó
Pessoa com deficiência
Social inclusion
Disabled Person
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This research aims to identify and analyze initiatives for inclusion of people with disabilities from actions carried out through the municipality of Breves and in elementary school. From a qualitative point of view, the research adopts a methodological process based on an exploratory field research carried out in the middle of the sphere of activity of the Elementary Education offered by the municipality of Breves in schools, obtaining as main interlocutors the coordination of the HALEFF PINHEIRO center, and teachers of the network. persons with disabilities who are served by schools as well as their families. For data collection, instruments such as questionnaires and recorded interviews were used. The results of the research indicate that the practices undertaken by special education teachers arising from the interaction of society as an instrument of action transformation have been fruitful in strengthening the inclusion of people with disabilities in Breves of the Marajó archipelago.
author_additional SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de
author_additionalStr SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GOMES, Maria do Socorro de Souza
author2 ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira
author2Str ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira
title A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
title_short A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
title_full A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
title_fullStr A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
title_full_unstemmed A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
title_sort educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em breves-pa: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2644
_version_ 1787154908217081856
score 11.755432