/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
This research project aims to investigate which educational practices through music that participate in the teaching process of pre-II children of the EMEI Nossa Senhora de Nazaré, in the municipality of São Miguel do Guamá-PA, and their contributions to the improvement of children's learning. Th...
Autor principal: | RESENDE, Silvana do Socorro Tenório |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2669 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26692020-01-07T03:04:02Z A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará Music as a pedagogical resource: an experience in the kindergarten of EMEI Our Lady of Nazareth - São Miguel do Guamá - Pará RESENDE, Silvana do Socorro Tenório LIMA, Adriane Raquel Santana de http://lattes.cnpq.br/5012265242662359 Música na educação Educação infantil São Miguel do Guamá (PA) Music in education Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This research project aims to investigate which educational practices through music that participate in the teaching process of pre-II children of the EMEI Nossa Senhora de Nazaré, in the municipality of São Miguel do Guamá-PA, and their contributions to the improvement of children's learning. The research is of qualitative nature adopting itself as method the Case Study. In order to collect data from the research, the open interview with 09 (nine) pre-II students, and / or a questionnaire with 03 (three) teachers, in May and June of 2018, were used as instruments. results. This work is based on the theoretical thoughts of Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brazil (1998) and other scholars who discuss this theme. The study data reveal that music is an instrument that facilitates the teaching and learning process of students in the school under study, and is explored in association with diverse contents, through planning and socialization, as a tool to make the school a more joyful and receptive place . Since music is a tool that collaborates in the integral formation of the human being and through it the child comes into contact with the literate and playful world. O presente trabalho possui como intuito investigar quais as práticas educativas através da música que participam do processo de ensino aprendizagem das crianças do pré-II da EMEI Nossa Senhora de Nazaré, no município de São Miguel do Guamá- PA, e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem das crianças. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando-se como método o Estudo de Caso. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados como instrumentos a entrevista aberta com 09 (nove) alunos do pré II, e/ou questionário com 03 (três) professoras, no período de maio e junho de 2018, a fim de obter maior êxito nos resultados. Além disso, este trabalho apoia-se nos pensamentos teóricos de Kiefer (1976), Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brasil (1998), e outros estudiosos voltados à tal temática. Os dados do estudo revelam que a música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Com os alunos da escola em estudo, a música é explorada associada a diversos conteúdos, através do planejamento e socialização, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Demonstrar-se-á que a música é uma ferramenta que colabora na formação integral do ser humano, e por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico. 2020-01-06T12:57:19Z 2020-01-06T12:57:19Z 2018-11-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RESENDE, Silvana do Socorro Tenório. A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669 por Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Música na educação Educação infantil São Miguel do Guamá (PA) Music in education Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Música na educação Educação infantil São Miguel do Guamá (PA) Music in education Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS RESENDE, Silvana do Socorro Tenório A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará |
topic_facet |
Música na educação Educação infantil São Miguel do Guamá (PA) Music in education Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
This research project aims to investigate which educational practices through music
that participate in the teaching process of pre-II children of the EMEI Nossa Senhora
de Nazaré, in the municipality of São Miguel do Guamá-PA, and their contributions to
the improvement of children's learning. The research is of qualitative nature adopting
itself as method the Case Study. In order to collect data from the research, the open
interview with 09 (nine) pre-II students, and / or a questionnaire with 03 (three)
teachers, in May and June of 2018, were used as instruments. results. This work is
based on the theoretical thoughts of Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009),
Brazil (1998) and other scholars who discuss this theme. The study data reveal that
music is an instrument that facilitates the teaching and learning process of students
in the school under study, and is explored in association with diverse contents,
through planning and socialization, as a tool to make the school a more joyful and
receptive place . Since music is a tool that collaborates in the integral formation of the
human being and through it the child comes into contact with the literate and playful
world. |
author_additional |
LIMA, Adriane Raquel Santana de |
author_additionalStr |
LIMA, Adriane Raquel Santana de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RESENDE, Silvana do Socorro Tenório |
title |
A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará |
title_short |
A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará |
title_full |
A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará |
title_fullStr |
A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará |
title_full_unstemmed |
A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará |
title_sort |
música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola emei nossa senhora de nazaré - são miguel do guamá - pará |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669 |
_version_ |
1787154922385440768 |
score |
11.753896 |