Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará

This research project aims to investigate which educational practices through music that participate in the teaching process of pre-II children of the EMEI Nossa Senhora de Nazaré, in the municipality of São Miguel do Guamá-PA, and their contributions to the improvement of children's learning. Th...

ver descrição completa

Autor principal: RESENDE, Silvana do Socorro Tenório
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2669
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26692020-01-07T03:04:02Z A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará Music as a pedagogical resource: an experience in the kindergarten of EMEI Our Lady of Nazareth - São Miguel do Guamá - Pará RESENDE, Silvana do Socorro Tenório LIMA, Adriane Raquel Santana de http://lattes.cnpq.br/5012265242662359 Música na educação Educação infantil São Miguel do Guamá (PA) Music in education Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This research project aims to investigate which educational practices through music that participate in the teaching process of pre-II children of the EMEI Nossa Senhora de Nazaré, in the municipality of São Miguel do Guamá-PA, and their contributions to the improvement of children's learning. The research is of qualitative nature adopting itself as method the Case Study. In order to collect data from the research, the open interview with 09 (nine) pre-II students, and / or a questionnaire with 03 (three) teachers, in May and June of 2018, were used as instruments. results. This work is based on the theoretical thoughts of Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brazil (1998) and other scholars who discuss this theme. The study data reveal that music is an instrument that facilitates the teaching and learning process of students in the school under study, and is explored in association with diverse contents, through planning and socialization, as a tool to make the school a more joyful and receptive place . Since music is a tool that collaborates in the integral formation of the human being and through it the child comes into contact with the literate and playful world. O presente trabalho possui como intuito investigar quais as práticas educativas através da música que participam do processo de ensino aprendizagem das crianças do pré-II da EMEI Nossa Senhora de Nazaré, no município de São Miguel do Guamá- PA, e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem das crianças. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando-se como método o Estudo de Caso. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados como instrumentos a entrevista aberta com 09 (nove) alunos do pré II, e/ou questionário com 03 (três) professoras, no período de maio e junho de 2018, a fim de obter maior êxito nos resultados. Além disso, este trabalho apoia-se nos pensamentos teóricos de Kiefer (1976), Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brasil (1998), e outros estudiosos voltados à tal temática. Os dados do estudo revelam que a música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Com os alunos da escola em estudo, a música é explorada associada a diversos conteúdos, através do planejamento e socialização, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Demonstrar-se-á que a música é uma ferramenta que colabora na formação integral do ser humano, e por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico. 2020-01-06T12:57:19Z 2020-01-06T12:57:19Z 2018-11-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RESENDE, Silvana do Socorro Tenório. A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669 por Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Música na educação
Educação infantil
São Miguel do Guamá (PA)
Music in education
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Música na educação
Educação infantil
São Miguel do Guamá (PA)
Music in education
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
RESENDE, Silvana do Socorro Tenório
A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
topic_facet Música na educação
Educação infantil
São Miguel do Guamá (PA)
Music in education
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This research project aims to investigate which educational practices through music that participate in the teaching process of pre-II children of the EMEI Nossa Senhora de Nazaré, in the municipality of São Miguel do Guamá-PA, and their contributions to the improvement of children's learning. The research is of qualitative nature adopting itself as method the Case Study. In order to collect data from the research, the open interview with 09 (nine) pre-II students, and / or a questionnaire with 03 (three) teachers, in May and June of 2018, were used as instruments. results. This work is based on the theoretical thoughts of Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brazil (1998) and other scholars who discuss this theme. The study data reveal that music is an instrument that facilitates the teaching and learning process of students in the school under study, and is explored in association with diverse contents, through planning and socialization, as a tool to make the school a more joyful and receptive place . Since music is a tool that collaborates in the integral formation of the human being and through it the child comes into contact with the literate and playful world.
author_additional LIMA, Adriane Raquel Santana de
author_additionalStr LIMA, Adriane Raquel Santana de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RESENDE, Silvana do Socorro Tenório
title A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
title_short A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
title_full A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
title_fullStr A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
title_full_unstemmed A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará
title_sort música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola emei nossa senhora de nazaré - são miguel do guamá - pará
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2669
_version_ 1787154922385440768
score 11.753896