Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)

The work has as its theme "The Use of" Parody "in Reading Practices: an analysis from the view of the 3rd year students (1st Cycle) of a public school in Castanhal (PA)". It was chosen as a general objective: to analyze, based on the discourse of the 3rd year students (1st Cycle), how they evaluat...

ver descrição completa

Autor principal: MENDONÇA, Maria Luiza da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2674
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2674
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26742020-01-07T03:03:54Z O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA) The use of “parody” in reading practices: an analysis from the eyes of students of the 3rd year (1st cycle) of a public school in Castanhal (PA) MENDONÇA, Maria Luiza da Silva CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/0678870505162412 Leitura Paródia Escolas públicas Castanhal (PA) Reading Parody Public school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The work has as its theme "The Use of" Parody "in Reading Practices: an analysis from the view of the 3rd year students (1st Cycle) of a public school in Castanhal (PA)". It was chosen as a general objective: to analyze, based on the discourse of the 3rd year students (1st Cycle), how they evaluate the use of the parody textual genre as a pedagogical instrument in the teaching and learning process of reading. As specific objectives: To discuss the contributions of the relationship between playfulness and reading through parody; Highlight the meanings attributed by the students to the use of parody as a pedagogical tool; and, Identify the contributions of parody use to the development of reading. It is problematic because a considerable part of the population has difficulty in getting books or entering a library, even if it is called "public" to read, because of several factors they do not like to read, they have not been encouraged to be true readers, which interferes with the learning process, causing problems or serious learning difficulties in school life, in relation to reading learning. The research is justified, therefore, the Textual Genres are strong allies in the search of the reading with critical knowledge, quality, enthusiasm, joy, humor and satisfaction. The research was bibliographical, field and qualitative in nature, where the data were obtained through the technique of structured interview, with the support of a script. The authors used different materials for theoretical studies: Aragão (1980), Dell'isola (2007), Ferreiro (2004), Freire (2007), Kishimoto (2011), Kleiman (2002), Marcuschi 2008), Santa'anna (2007), Solé (2008), Teberosky (2010), Vygotsky (1998). The results of the research in the students' speech point out that the use of the parody genre in classes is very important, and the contribution is odd, because it develops curiosity, and tends to be a source of stimulus for textual production. And in producing the parody genre, students realize that the Portuguese language is not based on rigid or closed constructions, but that with it, one can create, learn and have fun. O trabalho tem como tema “O Uso da “Paródia” nas Práticas de Leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º Ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)”. Elegeu-se como objetivo geral: analisar, com base no discurso dos alunos do 3º ano (1º Ciclo), como avaliam a utilização do gênero textual paródia como instrumento pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem da leitura. Como objetivos específicos: Discutir as contribuições da relação entre ludicidade e leitura por meio da paródia; Destacar os sentidos atribuídos pelos alunos ao uso da paródia como instrumento pedagógico; e, Identificar as contribuições do uso da paródia para o desenvolvimento da leitura. Dá-se como problemática, pois uma parcela considerável da população tem dificuldade em se conseguir livros ou adentrar a uma biblioteca, mesmo que seja denominada de “pública” para ler, por vários fatores como não gostam de ler, não foram estimulados a ser verdadeiros leitores, o que interfere no processo de aprendizagem, ocasionando problemas ou dificuldades de aprendizagem sérias à vida escolar, em relação à aprendizagem da leitura. Justifica-se a pesquisa, pois, os Gêneros Textuais são fortes aliados na busca da leitura com conhecimento crítico, qualidade, entusiasmo, alegria, humor e satisfação. A pesquisa foi bibliográfica, de campo e de natureza qualitativa, onde se obteve os dados através da técnica de entrevista estruturada, com o apoio de um roteiro. Se utilizou diferentes materiais para estudos, teóricos: Aragão (1980), , Dell’isola (2007), Ferreiro (2004), Freire (2007/), Kishimoto (2011), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Mata (2008), Santa’anna (2007), Solé (2008), Teberosky (2010), Vygotsky (1998). Os resultados da pesquisa na fala dos alunos apontam, que o uso do gênero paródia nas aulas é muito importante, e a contribuição é impar, pois, desenvolve a curiosidade, e tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. E ao produzirem o gênero paródia, os alunos percebem ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, pode-se criar, aprender e se divertir. 2020-01-06T14:30:34Z 2020-01-06T14:30:34Z 2018-12-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MENDONÇA, Maria Luiza da Silva. O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2674. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2674 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Leitura
Paródia
Escolas públicas
Castanhal (PA)
Reading
Parody
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Leitura
Paródia
Escolas públicas
Castanhal (PA)
Reading
Parody
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
MENDONÇA, Maria Luiza da Silva
O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)
topic_facet Leitura
Paródia
Escolas públicas
Castanhal (PA)
Reading
Parody
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The work has as its theme "The Use of" Parody "in Reading Practices: an analysis from the view of the 3rd year students (1st Cycle) of a public school in Castanhal (PA)". It was chosen as a general objective: to analyze, based on the discourse of the 3rd year students (1st Cycle), how they evaluate the use of the parody textual genre as a pedagogical instrument in the teaching and learning process of reading. As specific objectives: To discuss the contributions of the relationship between playfulness and reading through parody; Highlight the meanings attributed by the students to the use of parody as a pedagogical tool; and, Identify the contributions of parody use to the development of reading. It is problematic because a considerable part of the population has difficulty in getting books or entering a library, even if it is called "public" to read, because of several factors they do not like to read, they have not been encouraged to be true readers, which interferes with the learning process, causing problems or serious learning difficulties in school life, in relation to reading learning. The research is justified, therefore, the Textual Genres are strong allies in the search of the reading with critical knowledge, quality, enthusiasm, joy, humor and satisfaction. The research was bibliographical, field and qualitative in nature, where the data were obtained through the technique of structured interview, with the support of a script. The authors used different materials for theoretical studies: Aragão (1980), Dell'isola (2007), Ferreiro (2004), Freire (2007), Kishimoto (2011), Kleiman (2002), Marcuschi 2008), Santa'anna (2007), Solé (2008), Teberosky (2010), Vygotsky (1998). The results of the research in the students' speech point out that the use of the parody genre in classes is very important, and the contribution is odd, because it develops curiosity, and tends to be a source of stimulus for textual production. And in producing the parody genre, students realize that the Portuguese language is not based on rigid or closed constructions, but that with it, one can create, learn and have fun.
author_additional CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos
author_additionalStr CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MENDONÇA, Maria Luiza da Silva
title O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)
title_short O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)
title_full O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)
title_fullStr O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)
title_full_unstemmed O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)
title_sort o uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de castanhal (pa)
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2674
_version_ 1787154923128881152
score 11.653393