/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física
It is a study about the curriculum of twenty Physical Education courses, in the best institutions of higher education in Brazil, according to University Ranking Folha (2017). It aims to understand how these courses work inclusion in their curriculum; to analyze whether the concept of inclusion in...
Autor principal: | OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de |
---|---|
Outros Autores: | FERREIRA, Luiz da Conceição |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2803 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2803 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28032022-07-06T15:09:23Z Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de FERREIRA, Luiz da Conceição SILVA, Anselmo de Athayde Costa e http://lattes.cnpq.br/4794918582092514 https://orcid.org/0000-0001-5265-619X Cursos de educação física - Currículo Aprendizagem e educação física inclusiva Desenhos da inclusão Desenho universal e Educação física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO It is a study about the curriculum of twenty Physical Education courses, in the best institutions of higher education in Brazil, according to University Ranking Folha (2017). It aims to understand how these courses work inclusion in their curriculum; to analyze whether the concept of inclusion in the curriculum of the courses analyzed respects the principles of Universal Design for Learning; and propose ways that favor the establishment of inclusion in the curriculum of physical education, in accordance with the principles of universal design for learning. Regarding the methodology of the research, we adopted as a theoretical orientation the qualitative approach, and as a research strategy the bibliographic study, which allowed us to reflect on this phenomenon, from the menus of the courses of the mentioned courses, available on the website of the investigated institutions. To do this, we map the content of the subjects focused on the theme of inclusion and categorize how the inclusion is approached in such courses. We used the content analysis of Bardin (2011) for data processing; and field concepts in Bourdieu (1989, 1996, 2003 and 2014); Universal design in (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); and (CAST, 2011) as a theoretical contribution. The results show that, even though the courses analyzed perceive the inclusion of accessibility, no discipline offered in the twenty Brazilian Physical Education courses in the universe of this research, develop the inclusion from the perspective of the Universal Design, focus only on the issue of physical disabilities, which ratifies the importance of a curricular restructuring in order to actually mainstream inclusion and not only in favor of students with disa Trata-se de estudo sobre o currículo de vinte cursos de Educação Física, nas melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com ranking Universitário Folha (2017). Tem como objetivos analisar como os referidos cursos trabalham a inclusão em seus currículos; analisar se o conceito de inclusão no currículo dos cursos analisados respeita os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem; e propor caminhos que favoreçam o estabelecimento da inclusão no currículo da educação física, de acordo com os princípios do Desenho Universal para a aprendizagem. Em relação à metodologia da pesquisa, adotamos como orientação teórica a abordagem qualitativa, e como estratégia de investigação o estudo bibliográfico, que nos permitiu refletir sobre este fenômeno, a partir das ementas das disciplinas dos referidos cursos, disponíveis no site das instituições investigadas. Para tal, realizamos o mapeamento das ementas das disciplinas voltadas para a temática da inclusão e categorizamos como a inclusão é abordada em tais cursos. Recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2011) para tratamento dos dados; e aos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014); Desenho universal em (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); e (CAST, 2011) enquanto aporte teórico. Os resultados nos revelam que, ainda que os cursos analisados percebam a inclusão pela ótica da acessibilidade, nenhuma disciplina ofertada, nos vinte cursos de Educação Física brasileiros, constantes no universo desta pesquisa, desenvolvem a inclusão na perspectiva do Desenho Universal, focam apenas a questão das deficiências físicas, o que ratifica a importância de uma reestruturação curricular no sentido de transversalizar de fato a inclusão e não apenas em favor de alunos com deficiência, mas sim contemplando toda a diversidade presente no ambiente escolar. 2020-01-24T19:39:38Z 2020-01-24T19:39:38Z 2018-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de, FERREIRA, Luiz da Conceição. Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física. Orientador: Anselmo de Athayde Costa e Silva. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2803. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2803 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Cursos de educação física - Currículo Aprendizagem e educação física inclusiva Desenhos da inclusão Desenho universal e Educação física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
spellingShingle |
Cursos de educação física - Currículo Aprendizagem e educação física inclusiva Desenhos da inclusão Desenho universal e Educação física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física |
topic_facet |
Cursos de educação física - Currículo Aprendizagem e educação física inclusiva Desenhos da inclusão Desenho universal e Educação física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
description |
It is a study about the curriculum of twenty Physical Education courses, in the best
institutions of higher education in Brazil, according to University Ranking Folha (2017).
It aims to understand how these courses work inclusion in their curriculum; to analyze
whether the concept of inclusion in the curriculum of the courses analyzed respects
the principles of Universal Design for Learning; and propose ways that favor the
establishment of inclusion in the curriculum of physical education, in accordance with
the principles of universal design for learning. Regarding the methodology of the
research, we adopted as a theoretical orientation the qualitative approach, and as a
research strategy the bibliographic study, which allowed us to reflect on this
phenomenon, from the menus of the courses of the mentioned courses, available on
the website of the investigated institutions. To do this, we map the content of the
subjects focused on the theme of inclusion and categorize how the inclusion is
approached in such courses. We used the content analysis of Bardin (2011) for data
processing; and field concepts in Bourdieu (1989, 1996, 2003 and 2014); Universal
design in (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); and (CAST, 2011) as a theoretical
contribution. The results show that, even though the courses analyzed perceive the
inclusion of accessibility, no discipline offered in the twenty Brazilian Physical
Education courses in the universe of this research, develop the inclusion from the
perspective of the Universal Design, focus only on the issue of physical disabilities,
which ratifies the importance of a curricular restructuring in order to actually
mainstream inclusion and not only in favor of students with disa |
author_additional |
SILVA, Anselmo de Athayde Costa e |
author_additionalStr |
SILVA, Anselmo de Athayde Costa e |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de |
author2 |
FERREIRA, Luiz da Conceição |
author2Str |
FERREIRA, Luiz da Conceição |
title |
Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física |
title_short |
Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física |
title_full |
Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física |
title_sort |
currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2803 |
_version_ |
1787154914421506048 |
score |
11.753735 |