Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas

Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o e...

ver descrição completa

Autor principal: FAYAL, Eval Pimentel
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2814
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o envolvimento dos alunos e a elaboração de estratégias para a resolução dos desafios. Para isto foi elaborado um jogo com 20 questões confeccionadas a partir das categorias juntar, acrescentar, comparar, tirar e acrescentar/tirar/acrescentrar/tirar. Para a implementação do jogo, selecionamos uma turma do 2˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém-PA. As análises evidenciam que as crianças, ao entrarem em contato com desafios a partir do jogos, envolvem-se e sentem-se motivadas a elaborar estratégias para chegarem à solução das questões que se colocam.