Artigo

O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental

Este artigo tem por base mostrar que os jogos de regras são de suma importância no aprendizado matemático das crianças, buscando demonstrar uma outra forma de trabalhar com essa ferramenta, no âmbito escolar, com alunos dos anos iniciais. O jogo de regra não é apenas um passatempo para as crianças n...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Almir dos Santos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2829
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2829
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28292020-02-12T17:07:49Z O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental COSTA, Almir dos Santos SILVA, Francisco Hermes Santos da Jogo de regra Aprendizado matemático Cálculo mental CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este artigo tem por base mostrar que os jogos de regras são de suma importância no aprendizado matemático das crianças, buscando demonstrar uma outra forma de trabalhar com essa ferramenta, no âmbito escolar, com alunos dos anos iniciais. O jogo de regra não é apenas um passatempo para as crianças nem para o educador. O problema de pesquisa é saber: Até que ponto o uso do jogo de regra desenvolve estratégias de resolução de problemas matemáticos envolvendo cálculo mental? E o principal objetivo é estimular o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas matemáticos que envolvem o cálculo mental por intermédio de jogos de regra. A pesquisa tem fundamentação teórica na obra de Rosely Palermo Brenelli, “O jogo como espaço para pensar”. Foram observados primeiramente 08 (oito) alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da periferia de Belém, na faixa etária entre 10 anos a 12 anos de idades, que pela primeira vez entraram em contato com jogo de regra em um espaço escolar. A ferramenta de suporte para as crianças desenvolverem habilidades de cálculo mental, foi a exploração do jogo "feche a caixa" adaptada. Depois desse teste piloto, houve a necessidade de se trabalhar em outras séries dos anos iniciais o mesmo jogo, que ocorreu no espaço formal (sala de aula) e no espaço não formal, registrando as diferentes formas pensam e reagem diante da apresentação de um jogo de regra enquanto estratégia de ensino. Os resultados indicaram respostas positivas das crianças aos objetivos propostos. A medida que as crianças jogavam, mostravam mais interesse em jogar do que ganhar e enquanto jogavam umas indicavam possibilidades de raciocinar diferentemente para resolver o problema, outras se apressavam em dar apenas uma solução. 2020-01-29T21:13:43Z 2020-01-29T21:13:43Z 2018-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo COSTA, Almir dos Santos. O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental. Orientador: Francisco Hermes Santos da Silva. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2829. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2829 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Jogo de regra
Aprendizado matemático
Cálculo mental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Jogo de regra
Aprendizado matemático
Cálculo mental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
COSTA, Almir dos Santos
O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental
topic_facet Jogo de regra
Aprendizado matemático
Cálculo mental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este artigo tem por base mostrar que os jogos de regras são de suma importância no aprendizado matemático das crianças, buscando demonstrar uma outra forma de trabalhar com essa ferramenta, no âmbito escolar, com alunos dos anos iniciais. O jogo de regra não é apenas um passatempo para as crianças nem para o educador. O problema de pesquisa é saber: Até que ponto o uso do jogo de regra desenvolve estratégias de resolução de problemas matemáticos envolvendo cálculo mental? E o principal objetivo é estimular o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas matemáticos que envolvem o cálculo mental por intermédio de jogos de regra. A pesquisa tem fundamentação teórica na obra de Rosely Palermo Brenelli, “O jogo como espaço para pensar”. Foram observados primeiramente 08 (oito) alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da periferia de Belém, na faixa etária entre 10 anos a 12 anos de idades, que pela primeira vez entraram em contato com jogo de regra em um espaço escolar. A ferramenta de suporte para as crianças desenvolverem habilidades de cálculo mental, foi a exploração do jogo "feche a caixa" adaptada. Depois desse teste piloto, houve a necessidade de se trabalhar em outras séries dos anos iniciais o mesmo jogo, que ocorreu no espaço formal (sala de aula) e no espaço não formal, registrando as diferentes formas pensam e reagem diante da apresentação de um jogo de regra enquanto estratégia de ensino. Os resultados indicaram respostas positivas das crianças aos objetivos propostos. A medida que as crianças jogavam, mostravam mais interesse em jogar do que ganhar e enquanto jogavam umas indicavam possibilidades de raciocinar diferentemente para resolver o problema, outras se apressavam em dar apenas uma solução.
author_additional SILVA, Francisco Hermes Santos da
author_additionalStr SILVA, Francisco Hermes Santos da
format Artigo
author COSTA, Almir dos Santos
title O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental
title_short O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental
title_full O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental
title_fullStr O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental
title_full_unstemmed O jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental
title_sort o jogo de regras no desenvolvimento do cálculo mental
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2829
_version_ 1787154928580427776
score 11.753735