/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática
A presente pesquisa investiga o cotidiano da criança para o aprendizado de matemática, nas séries iniciais, em uma escola no município de Belém. Possui o objetivo de analisar como os alunos utilizam o seu cotidiano para desenvolver seu raciocínio matemático diante de algumas situação-problema. A col...
Autor principal: | SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2830 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2830 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28302020-02-07T21:48:32Z A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Aprendizagem significativa Cotidiano Séries iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA A presente pesquisa investiga o cotidiano da criança para o aprendizado de matemática, nas séries iniciais, em uma escola no município de Belém. Possui o objetivo de analisar como os alunos utilizam o seu cotidiano para desenvolver seu raciocínio matemático diante de algumas situação-problema. A coleta desses registros foi feita por meio de uma atividade com um tema que fosse significativo para os alunos. A metodologia utilizada na pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa e foi dividida em cinco etapas: observação, leitura para fundamentação teórica, elaboração da atividade, implementação e analise, a partir desse processo foi denominado cinco categorias de grupos a serem analisados, alunos que utilizam o cálculo mental, os que fazem representação por pauzinhos e círculos com agrupamentos, calculo mental associado a representação por pauzinhos, uso de algoritmo formal e aqueles que não conseguiram resolver as questões ou tiveram dificuldades na interpretação e leitura. Desta forma a atividade implementada demonstrou após as análises que muitos alunos estão habituados a interagirem com atividades na qual se prima pelo exercício repetitivos de algoritmos e em situações que requerem a identificação e interpretação da operação a ser utilizadas mostram-se bastantes inseguros. Dentre outros aspectos os alunos possuem dificuldade em relacionar questões do cotidiano com as operações matemáticas. 2020-01-29T21:43:39Z 2020-01-29T21:43:39Z 2017-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de. A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática. Orientadora: Valéira Risuenho Marques. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2830. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2830 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Aprendizagem significativa Cotidiano Séries iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa Cotidiano Séries iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática |
topic_facet |
Aprendizagem significativa Cotidiano Séries iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
A presente pesquisa investiga o cotidiano da criança para o aprendizado de matemática, nas séries iniciais, em uma escola no município de Belém. Possui o objetivo de analisar como os alunos utilizam o seu cotidiano para desenvolver seu raciocínio matemático diante de algumas situação-problema. A coleta desses registros foi feita por meio de uma atividade com um tema que fosse significativo para os alunos. A metodologia utilizada na pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa e foi dividida em cinco etapas: observação, leitura para fundamentação teórica, elaboração da atividade, implementação e analise, a partir desse processo foi denominado cinco categorias de grupos a serem analisados, alunos que utilizam o cálculo mental, os que fazem representação por pauzinhos e círculos com agrupamentos, calculo mental associado a representação por pauzinhos, uso de algoritmo formal e aqueles que não conseguiram resolver as questões ou tiveram dificuldades na interpretação e leitura. Desta forma a atividade implementada demonstrou após as análises que muitos alunos estão habituados a interagirem com atividades na qual se prima pelo exercício repetitivos de algoritmos e em situações que requerem a identificação e interpretação da operação a ser utilizadas mostram-se bastantes inseguros. Dentre outros aspectos os alunos possuem dificuldade em relacionar questões do cotidiano com as operações matemáticas. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de |
title |
A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática |
title_short |
A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática |
title_full |
A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática |
title_fullStr |
A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática |
title_full_unstemmed |
A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática |
title_sort |
importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2830 |
_version_ |
1787154928729325568 |
score |
11.753735 |