/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
Esta pesquisa visa investigar a relevância que alguns educandos do primeiro ano do ensino médio dão ao conteúdo de funções através de uma perspectiva invertida do ensino-aprendizagem do as- sunto, na qual o discente é visto como agente construtor do próprio conhecimento. Para elaboração deste tra...
Autor principal: | Cervino, Fábio Rivas Correia |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7151056356012275 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7251 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa visa investigar a relevância que alguns educandos do primeiro ano do ensino médio
dão ao conteúdo de funções através de uma perspectiva invertida do ensino-aprendizagem do as-
sunto, na qual o discente é visto como agente construtor do próprio conhecimento. Para elaboração
deste trabalho foram revisitadas legislações educacionais como: LDB, BNCC e o PCN+ da disci-
plina de matemática e, como metodologia, utilizamos princípios de modelagem matemática como
chave para que os alunos construíssem e opinassem na elaboração de modelos que resolvessem
matematicamente as situações cotidianas e das ciências. Além disso, associou-se ainda a pesquisa
desenvolvida com o embasamento teórico da aprendizagem significativa na perspectiva de Moreira
e das representações semióticas apresentada por Raymond Duval. As situações-problema foram
elaboradas a priori pelo pesquisador, seguidas de orientações ao longo de um mês, com encon-
tros semanais, e as visões destes eram verificadas através questionários semiestruturados aplicados
para coleta de dados, os quais foram posteriormente compilados. Os resultados obtidos foram
satisfatórios e confirmam/refutam pesquisas semelhantes. |