/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental
No presente trabalho tenho como objetivo investigar se o ensino de geometria vem acontecendo nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas em que realizei meu estágio obrigatório e não obrigatório, para responder tal objetivo fiz um levantamento teórico acerca da área geometria, haja vista que...
Autor principal: | NUNES, Valdilene Mendes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2831 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2831 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28312020-02-07T21:46:35Z O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental NUNES, Valdilene Mendes ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de http://lattes.cnpq.br/6247156526483924 Ensino de Geometria Formação de Professores Recursos Didáticos Anos Iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::GEOMETRIA ALGEBRICA No presente trabalho tenho como objetivo investigar se o ensino de geometria vem acontecendo nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas em que realizei meu estágio obrigatório e não obrigatório, para responder tal objetivo fiz um levantamento teórico acerca da área geometria, haja vista que a referente pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que para a coleta de dados realizei uma entrevista semiestruturada com quatro professores que atuam nos anos iniciais todos com formação em pedagogia, sendo três de uma mesma escola Estadual e um de uma escola Municipal. Desta forma diante da análise foi possível perceber que apesar de muitos professores tentarem atribuir um sentido a geometria, ainda é muito difícil à revalorização desse ensino nos anos iniciais, com isso possibilitando a alguns professores a decisão de relegarem a disciplina para segundo plano. 2020-01-29T21:55:27Z 2020-01-29T21:55:27Z 2018-03-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NUNES, Valdilene Mendes. O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Talita Carvalho Silva de Almeida. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2831. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2831 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de Geometria Formação de Professores Recursos Didáticos Anos Iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::GEOMETRIA ALGEBRICA |
spellingShingle |
Ensino de Geometria Formação de Professores Recursos Didáticos Anos Iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::GEOMETRIA ALGEBRICA NUNES, Valdilene Mendes O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Ensino de Geometria Formação de Professores Recursos Didáticos Anos Iniciais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::GEOMETRIA ALGEBRICA |
description |
No presente trabalho tenho como objetivo investigar se o ensino de geometria vem acontecendo nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas em que realizei meu estágio obrigatório e não obrigatório, para responder tal objetivo fiz um levantamento teórico acerca da área geometria, haja vista que a referente pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que para a coleta de dados realizei uma entrevista semiestruturada com quatro professores que atuam nos anos iniciais todos com formação em pedagogia, sendo três de uma mesma escola Estadual e um de uma escola Municipal. Desta forma diante da análise foi possível perceber que apesar de muitos professores tentarem atribuir um sentido a geometria, ainda é muito difícil à revalorização desse ensino nos anos iniciais, com isso possibilitando a alguns professores a decisão de relegarem a disciplina para segundo plano. |
author_additional |
ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de |
author_additionalStr |
ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NUNES, Valdilene Mendes |
title |
O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
o ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2831 |
_version_ |
1787154928879271936 |
score |
11.753735 |