/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Professores que ensinam geometria nos anos iniciais do ensino fundamental
Este estudo intitulado de “Professores que ensinam Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem como objetivo analisar a dificuldade encontrada por este profissional da educação e compreender quais as estratégias auxiliadora para o ensino da Geometria este usar. A pesquisa apoiou-se prime...
Autor principal: | SILVA, Eduilson Jose e |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/601 |
Resumo: |
---|
Este estudo intitulado de “Professores que ensinam Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem como objetivo analisar a dificuldade encontrada por este profissional da educação e compreender quais as estratégias auxiliadora para o ensino da Geometria este usar. A pesquisa apoiou-se primeiramente em conhecer um pouco da historicidade da Geometria, depois em alguns teóricos que refletem sobre o ensino desta, tendo como sujeitos docentes da educação do ensino fundamental. A opção metodológica teve caráter qualitativo e bibliográfico que permitiu análises relevantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo três professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Vila de São Sebastião da Boa Vista, no munícipio de Marajó – Pará, visando conhecer as estratégias usadas por esses professores para trabalhar a Geometria para estudantes dos Anos Iniciais, considerando a dificuldade de trabalhar este conteúdo, muitas vezes sendo gerado pela falta do aporte pedagógico, pela formação inacabada do professor e pela carência de aproveitamento do estudante na aprendizagem do saber geométrico, proporcionado, como viu-se na pesquisa, na negligencia familiar em acompanhar o processo de aprendizagem de seus pais o que contribui na voz do professor na qualidade do ensino escolar. Os resultados obtidos, apontam que há necessidade de ações de intervenção mais eficientes, na perspectiva de contribuir para a melhoria do ensino de Geometria nos Anos Iniciais das escolas que serviram de ambiente para novas ações que minimize essa dificuldade do educando em aprender a geometria assim como outros tópicos matemáticos para qualidade da educação básica. |