/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA)
A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é um ensino destinado a jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso ou não puderam concluir o estudo na idade certa. Através da pesquisa efetuada com esse público, levantamos o seguinte questionamento: como é conduzido a leitura e a escrita n...
Autor principal: | COSTA, Selma do Socorro Pinheiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2832 |
Resumo: |
---|
A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é um ensino destinado a jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso ou não puderam concluir o estudo na idade certa. Através da pesquisa efetuada com esse público, levantamos o seguinte questionamento: como é conduzido a leitura e a escrita nas diferentes áreas da Educação de Jovens e Adultos? Pressupomos que as aulas de leitura e de escrita na Educação de Jovens e Adultos ocorrem de forma interdisciplinar, permitindo aos alunos ler não somente os textos escritos, mas o mundo e a si mesmo. Dessa maneira, nosso objetivo principal foi refletir sobre a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos, especificamente, demonstrar os procedimentos pedagógicos utilizados nas aulas de leitura e escrita de todas as disciplinas da Educação de Jovens e Adultos na 1ª Totalidade; apresentar um roteiro pedagógico de leitura e de escrita para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Participaram desta atividade 2 (dois) estudante da Educação de Jovens e Adultos da 1ª. Totalidade, turno da noite. Esta investigação ocorreu em três momentos. No primeiro, realizou-se a observação das aulas na Escola Estadual Augusto Olímpio em Belém-PA. No segundo momento, desenvolveu-se uma atividade pedagógica sobre a alimentação saudável, por meio do texto “O Menino que não gostava de comer alimentos saudáveis” de Faglioli e Nasser (2008). No terceiro momento, analisou-se as provas das disciplinas Português, Matemática, História/Geografia e Ciências, realizadas pela professora regente. Os resultados apontaram que os alunos da EJA alguns conseguem ler e escrever e entendem o que respectivamente escrevem e que outros ainda não conhecem nem o alfabeto, nas provas acertaram mais questões de Ciências e História/Geografia do que em Português e Matemática, respectivamente. |