/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradiciona...
Autor principal: | ALVES, Elizabeth Lima |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2837 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28372020-02-12T17:10:11Z Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais ALVES, Elizabeth Lima VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes http://lattes.cnpq.br/2902323640527915 https://orcid.org/0000-0003-1641-7014 https://orcid.org/0000-0003-1641-7014 Livro Didático História Anos Iniciais Concepções Historiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos. 2020-01-29T23:53:15Z 2020-01-29T23:53:15Z 2018-05-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Elizabeth Lima. Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais. Orientador: Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Livro Didático História Anos Iniciais Concepções Historiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
spellingShingle |
Livro Didático História Anos Iniciais Concepções Historiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA ALVES, Elizabeth Lima Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais |
topic_facet |
Livro Didático História Anos Iniciais Concepções Historiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos. |
author_additional |
VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
author_additionalStr |
VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALVES, Elizabeth Lima |
title |
Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais |
title_short |
Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais |
title_full |
Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais |
title_fullStr |
Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais |
title_full_unstemmed |
Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais |
title_sort |
concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837 |
_version_ |
1787154929768464384 |
score |
11.753735 |