Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais

A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradiciona...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Elizabeth Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2837
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28372020-02-12T17:10:11Z Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais ALVES, Elizabeth Lima VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes http://lattes.cnpq.br/2902323640527915 https://orcid.org/0000-0003-1641-7014 https://orcid.org/0000-0003-1641-7014 Livro Didático História Anos Iniciais Concepções Historiográficas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos. 2020-01-29T23:53:15Z 2020-01-29T23:53:15Z 2018-05-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Elizabeth Lima. Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais. Orientador: Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Livro Didático
História
Anos Iniciais
Concepções Historiográficas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Livro Didático
História
Anos Iniciais
Concepções Historiográficas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
ALVES, Elizabeth Lima
Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
topic_facet Livro Didático
História
Anos Iniciais
Concepções Historiográficas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos.
author_additional VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
author_additionalStr VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALVES, Elizabeth Lima
title Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
title_short Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
title_full Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
title_fullStr Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
title_full_unstemmed Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
title_sort concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2837
_version_ 1787154929768464384
score 11.753735