Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais

Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos d...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2839
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28392020-02-12T14:20:06Z Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Corpo Humano Desenho Representação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos da pesquisa foram 30 crianças entre 5 e 12 anos de idade. A pesquisa postula uma abordagem qualitativa, fundamentada na teoria das Representações Sociais, nos conceitos de Corpo e Desenhos. A coleta de dados para a análise consta de: a) apresentação da proposta nas turmas para as crianças; b) solicitação de desenhos pelas crianças. As análises das produções de desenhos e entrevistas semi estruturadas tornou evidente aspectos do corpo que não são revelados no cotidiano escolar. Há desenhos que representam sentimentos de alegrias, de frustrações ou de decepções sobre algo está bem ou mistérios a serem revelados. As mãos aparecem como uma representação forte e significativa para as crianças do 1° ano. O coração foi a parte que mais significa o corpo para as crianças do 3° e do 5° ano escolar. Concluímos que os desenhos são linguagens diferentes da falada, mas há a necessidade de se saber o que o desenhante quis dizer ou sentiu ao colocar no papel aquela figura. O embora possa ser uma imagem inconsciente do desenhante ela tem uma função mediadora do pensamento, do corpo e da experiência que cada sujeito vivencia ou projeta como um sonho ou um fantasma. 2020-01-30T00:25:52Z 2020-01-30T00:25:52Z 2017-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da. Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Corpo Humano
Desenho
Representação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
spellingShingle Corpo Humano
Desenho
Representação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
topic_facet Corpo Humano
Desenho
Representação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
description Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos da pesquisa foram 30 crianças entre 5 e 12 anos de idade. A pesquisa postula uma abordagem qualitativa, fundamentada na teoria das Representações Sociais, nos conceitos de Corpo e Desenhos. A coleta de dados para a análise consta de: a) apresentação da proposta nas turmas para as crianças; b) solicitação de desenhos pelas crianças. As análises das produções de desenhos e entrevistas semi estruturadas tornou evidente aspectos do corpo que não são revelados no cotidiano escolar. Há desenhos que representam sentimentos de alegrias, de frustrações ou de decepções sobre algo está bem ou mistérios a serem revelados. As mãos aparecem como uma representação forte e significativa para as crianças do 1° ano. O coração foi a parte que mais significa o corpo para as crianças do 3° e do 5° ano escolar. Concluímos que os desenhos são linguagens diferentes da falada, mas há a necessidade de se saber o que o desenhante quis dizer ou sentiu ao colocar no papel aquela figura. O embora possa ser uma imagem inconsciente do desenhante ela tem uma função mediadora do pensamento, do corpo e da experiência que cada sujeito vivencia ou projeta como um sonho ou um fantasma.
author_additional SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da
title Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
title_short Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
title_full Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
title_fullStr Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
title_full_unstemmed Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
title_sort sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839
_version_ 1787154930063114240
score 11.753896