/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos d...
Autor principal: | SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2839 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28392020-02-12T14:20:06Z Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Corpo Humano Desenho Representação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos da pesquisa foram 30 crianças entre 5 e 12 anos de idade. A pesquisa postula uma abordagem qualitativa, fundamentada na teoria das Representações Sociais, nos conceitos de Corpo e Desenhos. A coleta de dados para a análise consta de: a) apresentação da proposta nas turmas para as crianças; b) solicitação de desenhos pelas crianças. As análises das produções de desenhos e entrevistas semi estruturadas tornou evidente aspectos do corpo que não são revelados no cotidiano escolar. Há desenhos que representam sentimentos de alegrias, de frustrações ou de decepções sobre algo está bem ou mistérios a serem revelados. As mãos aparecem como uma representação forte e significativa para as crianças do 1° ano. O coração foi a parte que mais significa o corpo para as crianças do 3° e do 5° ano escolar. Concluímos que os desenhos são linguagens diferentes da falada, mas há a necessidade de se saber o que o desenhante quis dizer ou sentiu ao colocar no papel aquela figura. O embora possa ser uma imagem inconsciente do desenhante ela tem uma função mediadora do pensamento, do corpo e da experiência que cada sujeito vivencia ou projeta como um sonho ou um fantasma. 2020-01-30T00:25:52Z 2020-01-30T00:25:52Z 2017-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da. Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Corpo Humano Desenho Representação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE |
spellingShingle |
Corpo Humano Desenho Representação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais |
topic_facet |
Corpo Humano Desenho Representação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações
do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de
desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola
pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos da pesquisa foram 30 crianças entre
5 e 12 anos de idade. A pesquisa postula uma abordagem qualitativa, fundamentada na
teoria das Representações Sociais, nos conceitos de Corpo e Desenhos. A coleta de
dados para a análise consta de: a) apresentação da proposta nas turmas para as crianças;
b) solicitação de desenhos pelas crianças. As análises das produções de desenhos e
entrevistas semi estruturadas tornou evidente aspectos do corpo que não são revelados
no cotidiano escolar. Há desenhos que representam sentimentos de alegrias, de
frustrações ou de decepções sobre algo está bem ou mistérios a serem revelados. As
mãos aparecem como uma representação forte e significativa para as crianças do 1° ano.
O coração foi a parte que mais significa o corpo para as crianças do 3° e do 5° ano
escolar. Concluímos que os desenhos são linguagens diferentes da falada, mas há a
necessidade de se saber o que o desenhante quis dizer ou sentiu ao colocar no papel
aquela figura. O embora possa ser uma imagem inconsciente do desenhante ela tem uma
função mediadora do pensamento, do corpo e da experiência que cada sujeito vivencia
ou projeta como um sonho ou um fantasma. |
author_additional |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da |
title |
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais |
title_short |
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais |
title_full |
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais |
title_fullStr |
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais |
title_sort |
sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2839 |
_version_ |
1787154930063114240 |
score |
11.753896 |