Artigo

Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes

The body has been object of study of diverse fields of sciences, with the perspective of understanding it in its multidimensionality. However, in spite of this fact, in the teaching of sciences, the human body is presents divided into "parts", whose approach is based on the anatomical and physiologi...

ver descrição completa

Autor principal: LEÃO, Cássia Nunes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2845
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2845
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28452020-02-12T14:54:18Z Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes LEÃO, Cássia Nunes FREITAS, Nívia Magalhães da Silva http://lattes.cnpq.br/1600459523697661 BARATA, Erllon Rodolfo Viegas http://lattes.cnpq.br/7973814223294964 https://orcid.org/0000-0002-6838-478X https://orcid.org/0000-0002-8202-975X Corpo humano Formação de Professores Ensino de Ciências Teatro Human Body Teacher training Science Teachin Theater CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO The body has been object of study of diverse fields of sciences, with the perspective of understanding it in its multidimensionality. However, in spite of this fact, in the teaching of sciences, the human body is presents divided into "parts", whose approach is based on the anatomical and physiological perspectives The approach of the human body requires, in addition to its incidence on the biological dimension, the consideration of contemporary events. Through the theater (the production of theatrical sketches), we seek to understand in what terms a formative experience, involving the theme human body, contribute to the critical and reflexive apprehension of one of the dimensions that constitute it - the social dimension, precisely in the approach to the subject obesity, as a social scene of the present times. Qualitative approach, in the form of research-training, constituted the methodological option. The subjects of the research were represented by three undergraduate students of the Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, of Instituto de Educação Matemática e Científica, of Universidade Federal do Pará. The narratives were submitted to the interpretative analysis. The formative experience show that the undergraduate students constructed a scenic discourse with criticality and creativity and a proper way of problematizing aspects associated with obesity. They highlighted the daily life of society, with regard to the celerity of the present life in the configuration of obesogenic feeding behaviors, away from the understanding of the human body unrelated to society, with all its entanglements circumscribed. O corpo tem sido objeto de estudo de diversos campos das ciências, na perspectiva de compreendê-lo em sua multidimensionalidade. Entretanto, a despeito desse fato, no ensino de ciências, apresenta-se o corpo humano dividido em “partes”, cuja abordagem pauta-se nas perspectivas anatômicas e fisiológicas. A abordagem do corpo humano requer, para além de sua incidência sobre a dimensão biológica, a consideração dos acontecimentos contemporâneos. Buscamos, por meio da materialidade mediadora do teatro (produção de esquetes teatrais), compreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo o tema corpo humano, contribui para a apreensão crítica e reflexiva de uma das dimensões que o constituem – a dimensão social, precisamente na abordagem do tema obesidade, como uma cena social dos tempos atuais. Adotamos a pesquisa-formação, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa estavam representados por três licenciandas do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. As narrativas das licenciandas foram submetidas à análise interpretativa. Os resultados da experiência revelam que as licenciandas construíram um discurso cênico com criticidade e criatividade, precisamente ao experimentarem um modo próprio de problematização dos aspectos associados à obesidade. Por sua vez, as licenciandas colocaram em evidencia o cotidiano da sociedade, associado aos tempos modernos, notadamente no que diz respeito à celeridade da vida atual na configuração de comportamentos alimentares obesogênico, afastando-se da compreensão do corpo humano desvinculado da sociedade, com todos os seus enredos circunscritos. 2020-01-30T20:02:28Z 2020-01-30T20:02:28Z 2018-02-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LEÃO, Cássia Nunes. Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes. Orientadora: Nívia Magalhães da Silva Freitas. Coorientador: Erllon Rodolfo Viegas Barata. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2845. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2845 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Corpo humano
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Teatro
Human Body
Teacher training
Science Teachin
Theater
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
spellingShingle Corpo humano
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Teatro
Human Body
Teacher training
Science Teachin
Theater
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
LEÃO, Cássia Nunes
Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
topic_facet Corpo humano
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Teatro
Human Body
Teacher training
Science Teachin
Theater
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description The body has been object of study of diverse fields of sciences, with the perspective of understanding it in its multidimensionality. However, in spite of this fact, in the teaching of sciences, the human body is presents divided into "parts", whose approach is based on the anatomical and physiological perspectives The approach of the human body requires, in addition to its incidence on the biological dimension, the consideration of contemporary events. Through the theater (the production of theatrical sketches), we seek to understand in what terms a formative experience, involving the theme human body, contribute to the critical and reflexive apprehension of one of the dimensions that constitute it - the social dimension, precisely in the approach to the subject obesity, as a social scene of the present times. Qualitative approach, in the form of research-training, constituted the methodological option. The subjects of the research were represented by three undergraduate students of the Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, of Instituto de Educação Matemática e Científica, of Universidade Federal do Pará. The narratives were submitted to the interpretative analysis. The formative experience show that the undergraduate students constructed a scenic discourse with criticality and creativity and a proper way of problematizing aspects associated with obesity. They highlighted the daily life of society, with regard to the celerity of the present life in the configuration of obesogenic feeding behaviors, away from the understanding of the human body unrelated to society, with all its entanglements circumscribed.
author_additional FREITAS, Nívia Magalhães da Silva
author_additionalStr FREITAS, Nívia Magalhães da Silva
format Artigo
author LEÃO, Cássia Nunes
title Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
title_short Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
title_full Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
title_fullStr Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
title_full_unstemmed Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
title_sort ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2845
_version_ 1787154930957549568
score 11.753896