/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Devir borboleta: trajetos de si no processo de construção de um professor - artista de teatro; relato de experiência
Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na “Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de conhecimento que não o teatro. As des...
Autor principal: | LAUNÉ, André Nazareno do Nascimento |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5967 |
Resumo: |
---|
Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na
“Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do
comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de
conhecimento que não o teatro. As descobertas e acontecimentos aqui citados foram
acionados de forma não necessariamente cronológica, portanto não há uma ordem de tempo
para os acontecimentos, e cada memória foi acionada no momento oportuno para sua
entrada. Vale ressaltar que não se trata apenas de uma trajetória, mas também de uma
rememoração de sensações e situações como forma de exemplificar situações aqui citadas,
voltadas para o campo da docência, falando sobre a necessidade do conhecimento do
pensamento adolescente para que se possa atuar como docente. Também abordei os
conflitos adolescentes sob uma perspectiva teatral, revisitando momentos de minha vida
como a descoberta da sexualidade, a luta contra o corpo e o aflorar de sentimentos,
entrelaçando com o momento em que finalmente reconheço meus conflitos em corpos
diferentes, me distanciando do cargo de experimentador e adentrando no papel de professor
dentro do grupo de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A construção do
texto é marcada por diálogos com GOFFMAN, FOUCAULT, FORTIN, FREIRE, dentre
outros. |