Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Devir borboleta: trajetos de si no processo de construção de um professor - artista de teatro; relato de experiência

Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na “Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de conhecimento que não o teatro. As des...

ver descrição completa

Autor principal: LAUNÉ, André Nazareno do Nascimento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5967
Resumo:
Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na “Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de conhecimento que não o teatro. As descobertas e acontecimentos aqui citados foram acionados de forma não necessariamente cronológica, portanto não há uma ordem de tempo para os acontecimentos, e cada memória foi acionada no momento oportuno para sua entrada. Vale ressaltar que não se trata apenas de uma trajetória, mas também de uma rememoração de sensações e situações como forma de exemplificar situações aqui citadas, voltadas para o campo da docência, falando sobre a necessidade do conhecimento do pensamento adolescente para que se possa atuar como docente. Também abordei os conflitos adolescentes sob uma perspectiva teatral, revisitando momentos de minha vida como a descoberta da sexualidade, a luta contra o corpo e o aflorar de sentimentos, entrelaçando com o momento em que finalmente reconheço meus conflitos em corpos diferentes, me distanciando do cargo de experimentador e adentrando no papel de professor dentro do grupo de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A construção do texto é marcada por diálogos com GOFFMAN, FOUCAULT, FORTIN, FREIRE, dentre outros.