/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o e...
Autor principal: | FAYAL, Eval Pimentel |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2854 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2854 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28542020-02-13T03:00:37Z O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas FAYAL, Eval Pimentel MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Ludicidade Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o envolvimento dos alunos e a elaboração de estratégias para a resolução dos desafios. Para isto foi elaborado um jogo com 20 questões confeccionadas a partir das categorias juntar, acrescentar, comparar, tirar e acrescentar/tirar/acrescentrar/tirar. Para a implementação do jogo, selecionamos uma turma do 2˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém-PA. As análises evidenciam que as crianças, ao entrarem em contato com desafios a partir do jogos, envolvem-se e sentem-se motivadas a elaborar estratégias para chegarem à solução das questões que se colocam. 2020-02-03T15:44:47Z 2020-02-03T15:44:47Z 2018-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FAYAL, Eval Pimentel. O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2814. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2854 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Ludicidade Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Ludicidade Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FAYAL, Eval Pimentel O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas |
topic_facet |
Ludicidade Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o envolvimento dos alunos e a elaboração de estratégias para a resolução dos desafios. Para isto foi elaborado um jogo com 20 questões confeccionadas a partir das categorias juntar, acrescentar, comparar, tirar e acrescentar/tirar/acrescentrar/tirar. Para a implementação do jogo, selecionamos uma turma do 2˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém-PA. As análises evidenciam que as crianças, ao entrarem em contato com desafios a partir do jogos, envolvem-se e sentem-se motivadas a elaborar estratégias para chegarem à solução das questões que se colocam. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FAYAL, Eval Pimentel |
title |
O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas |
title_short |
O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas |
title_full |
O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas |
title_fullStr |
O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas |
title_full_unstemmed |
O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas |
title_sort |
o jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2854 |
_version_ |
1787154932137197568 |
score |
11.753735 |