Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas

Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o e...

ver descrição completa

Autor principal: FAYAL, Eval Pimentel
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2854
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2854
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28542020-02-13T03:00:37Z O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas FAYAL, Eval Pimentel MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Ludicidade Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o envolvimento dos alunos e a elaboração de estratégias para a resolução dos desafios. Para isto foi elaborado um jogo com 20 questões confeccionadas a partir das categorias juntar, acrescentar, comparar, tirar e acrescentar/tirar/acrescentrar/tirar. Para a implementação do jogo, selecionamos uma turma do 2˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém-PA. As análises evidenciam que as crianças, ao entrarem em contato com desafios a partir do jogos, envolvem-se e sentem-se motivadas a elaborar estratégias para chegarem à solução das questões que se colocam. 2020-02-03T15:44:47Z 2020-02-03T15:44:47Z 2018-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FAYAL, Eval Pimentel. O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2814. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2854 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ludicidade
Ensino da matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Ludicidade
Ensino da matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FAYAL, Eval Pimentel
O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
topic_facet Ludicidade
Ensino da matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho tem como objetivo elaborar, implementar e analisar um jogo matemático, explorando conteúdos da adição e subtração em diferente situações problemas, tomando como referência o campo aditivo de Gerard Vergnaud (1990), sintetizado no quadro elaborado por Gurgel (2017), para identificar o envolvimento dos alunos e a elaboração de estratégias para a resolução dos desafios. Para isto foi elaborado um jogo com 20 questões confeccionadas a partir das categorias juntar, acrescentar, comparar, tirar e acrescentar/tirar/acrescentrar/tirar. Para a implementação do jogo, selecionamos uma turma do 2˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém-PA. As análises evidenciam que as crianças, ao entrarem em contato com desafios a partir do jogos, envolvem-se e sentem-se motivadas a elaborar estratégias para chegarem à solução das questões que se colocam.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FAYAL, Eval Pimentel
title O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
title_short O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
title_full O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
title_fullStr O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
title_full_unstemmed O jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
title_sort o jogo didático como mobilizador de aprendizagens matemáticas
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2854
_version_ 1787154932137197568
score 11.753735