/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
The present experimental work has as a report some results of research carried out in a group of Youth and Adult Education (EJA), in which aspects involved in the development of activities of grammar of the mother tongue integrated to the knowledge of sciences are analyzed. During the development of...
Autor principal: | SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2865 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28652020-02-13T14:40:58Z Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos PESSOA, Wilton Rabelo http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 https://orcid.org/0000-0002-9966-9585 EJA Ensino de Ciências Gênero Textual Interdisciplinaridade Science Teaching Textual Genre Interdisciplinarity CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present experimental work has as a report some results of research carried out in a group of Youth and Adult Education (EJA), in which aspects involved in the development of activities of grammar of the mother tongue integrated to the knowledge of sciences are analyzed. During the development of the activities it was possible to perceive that the work with socially significant themes positively favored the insertion of the scientific knowledge in the EJA and the participation of the students. Scientific literacy can be used as a way to enhance the teaching of the mother tongue, and for this we perceive the work with the textual gender as a way of interconnecting the contents of different areas of knowledge. O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. 2020-02-05T18:43:38Z 2020-02-05T18:43:38Z 2018-02-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos. Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
EJA Ensino de Ciências Gênero Textual Interdisciplinaridade Science Teaching Textual Genre Interdisciplinarity CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
EJA Ensino de Ciências Gênero Textual Interdisciplinaridade Science Teaching Textual Genre Interdisciplinarity CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico |
topic_facet |
EJA Ensino de Ciências Gênero Textual Interdisciplinaridade Science Teaching Textual Genre Interdisciplinarity CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The present experimental work has as a report some results of research carried out in a group of Youth and Adult Education (EJA), in which aspects involved in the development of activities of grammar of the mother tongue integrated to the knowledge of sciences are analyzed. During the development of the activities it was possible to perceive that the work with socially significant themes positively favored the insertion of the scientific knowledge in the EJA and the participation of the students. Scientific literacy can be used as a way to enhance the teaching of the mother tongue, and for this we perceive the work with the textual gender as a way of interconnecting the contents of different areas of knowledge. |
author_additional |
PESSOA, Wilton Rabelo |
author_additionalStr |
PESSOA, Wilton Rabelo |
format |
Artigo |
author |
SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos |
title |
Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico |
title_short |
Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico |
title_full |
Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico |
title_sort |
alfabetização e letramento na eja: buscando articulações com o conhecimento científico |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865 |
_version_ |
1787154933759344640 |
score |
11.753981 |