Artigo

Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico

The present experimental work has as a report some results of research carried out in a group of Youth and Adult Education (EJA), in which aspects involved in the development of activities of grammar of the mother tongue integrated to the knowledge of sciences are analyzed. During the development of...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2865
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28652020-02-13T14:40:58Z Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos PESSOA, Wilton Rabelo http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 https://orcid.org/0000-0002-9966-9585 EJA Ensino de Ciências Gênero Textual Interdisciplinaridade Science Teaching Textual Genre Interdisciplinarity CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present experimental work has as a report some results of research carried out in a group of Youth and Adult Education (EJA), in which aspects involved in the development of activities of grammar of the mother tongue integrated to the knowledge of sciences are analyzed. During the development of the activities it was possible to perceive that the work with socially significant themes positively favored the insertion of the scientific knowledge in the EJA and the participation of the students. Scientific literacy can be used as a way to enhance the teaching of the mother tongue, and for this we perceive the work with the textual gender as a way of interconnecting the contents of different areas of knowledge. O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. 2020-02-05T18:43:38Z 2020-02-05T18:43:38Z 2018-02-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos. Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic EJA
Ensino de Ciências
Gênero Textual
Interdisciplinaridade
Science Teaching
Textual Genre
Interdisciplinarity
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle EJA
Ensino de Ciências
Gênero Textual
Interdisciplinaridade
Science Teaching
Textual Genre
Interdisciplinarity
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos
Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
topic_facet EJA
Ensino de Ciências
Gênero Textual
Interdisciplinaridade
Science Teaching
Textual Genre
Interdisciplinarity
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present experimental work has as a report some results of research carried out in a group of Youth and Adult Education (EJA), in which aspects involved in the development of activities of grammar of the mother tongue integrated to the knowledge of sciences are analyzed. During the development of the activities it was possible to perceive that the work with socially significant themes positively favored the insertion of the scientific knowledge in the EJA and the participation of the students. Scientific literacy can be used as a way to enhance the teaching of the mother tongue, and for this we perceive the work with the textual gender as a way of interconnecting the contents of different areas of knowledge.
author_additional PESSOA, Wilton Rabelo
author_additionalStr PESSOA, Wilton Rabelo
format Artigo
author SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos
title Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
title_short Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
title_full Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
title_fullStr Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
title_sort alfabetização e letramento na eja: buscando articulações com o conhecimento científico
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2865
_version_ 1787154933759344640
score 11.653393