Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental

This paper aims to investigate in what way the teachers of public schools on the outskirts of Belém-PA use the genres in language literacy of students and discuss the possible contributions of the use of this feature. The discussion on literacy and genres was built based on studies of Cagliari (2002...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Suziane Thais Martins da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2868
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2868
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28682020-02-06T03:05:00Z Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental SILVA, Suziane Thais Martins da SILVA, Fábio Colins da http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 Alfabetização Gênero textual Linguagem Literacy Text Genre Language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR This paper aims to investigate in what way the teachers of public schools on the outskirts of Belém-PA use the genres in language literacy of students and discuss the possible contributions of the use of this feature. The discussion on literacy and genres was built based on studies of Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) and others. The collaborators of the research were two teachers who worked in class the first year of elementary school. This research can be characterized as a qualitative case study. Used for the construction of the information the results of interviews, field diary and textual productions of the students. From the teachers' responses analysis was carried out one confrontation of observations in the classroom and the textual productions of students. In the testimonies of the teachers and the students' productions it is possible to identify significant progress in learning to present an objective textual genres. We conclude that the implementation classes that put motivating situations for students and with different methodologies can be configured in excellent learning opportunities for students in the early years, as well as provide the professional development of current and future teachers who engage in such an undertaking. O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com basenos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada. 2020-02-05T22:48:30Z 2020-02-05T22:48:30Z 2016-04-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Suziane Thais Martins da. Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: <https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2868>. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2868 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Gênero textual
Linguagem
Literacy
Text Genre
Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Alfabetização
Gênero textual
Linguagem
Literacy
Text Genre
Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
SILVA, Suziane Thais Martins da
Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental
topic_facet Alfabetização
Gênero textual
Linguagem
Literacy
Text Genre
Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description This paper aims to investigate in what way the teachers of public schools on the outskirts of Belém-PA use the genres in language literacy of students and discuss the possible contributions of the use of this feature. The discussion on literacy and genres was built based on studies of Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) and others. The collaborators of the research were two teachers who worked in class the first year of elementary school. This research can be characterized as a qualitative case study. Used for the construction of the information the results of interviews, field diary and textual productions of the students. From the teachers' responses analysis was carried out one confrontation of observations in the classroom and the textual productions of students. In the testimonies of the teachers and the students' productions it is possible to identify significant progress in learning to present an objective textual genres. We conclude that the implementation classes that put motivating situations for students and with different methodologies can be configured in excellent learning opportunities for students in the early years, as well as provide the professional development of current and future teachers who engage in such an undertaking.
author_additional SILVA, Fábio Colins da
author_additionalStr SILVA, Fábio Colins da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Suziane Thais Martins da
title Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental
title_short Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental
title_full Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental
title_sort gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2868
_version_ 1787154934201843712
score 11.653393