Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica

A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Rosilene Sousa dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2885
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28852020-02-11T03:04:36Z O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica SANTOS, Rosilene Sousa dos MAGNO, Cleide Maria Velasco http://lattes.cnpq.br/7428422346433907 https://orcid.org/0000-0002-6819-9541 História e Cultura Indígena Educação Básica Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa e o questionário como instrumento de coleta de dados (OLIVEIRA, 2008) com três professoras da escola pública. O objetivo geral deste estudo, foi conhecer e compreender os limites e possibilidades da inserção de discussões sobre a cultura de matriz indígena na escola e problematizar a subvalorização dessa cultura e seus impactos na escola para responder em que termos ocorre a inserção da História da Cultura Indígena na Educação Básica? Os resultado de nossas discussões apontaram o interesse das professoras da educação básica em tratar a temática da cultura indígena na escola, porém ressaltaram que os limites da formação e informações caricatas sobre os povos indígenas precisam ser superadas e como possibilidade de quebra de preconceitos e construção de identidades o currículo deve ser multicultural. 2020-02-10T20:28:27Z 2020-02-10T20:28:27Z 2019-01-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rosilene Sousa dos. O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica. Orientadora: Cleide Maria Velasco Magno. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic História e Cultura Indígena
Educação Básica
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle História e Cultura Indígena
Educação Básica
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Rosilene Sousa dos
O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
topic_facet História e Cultura Indígena
Educação Básica
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa e o questionário como instrumento de coleta de dados (OLIVEIRA, 2008) com três professoras da escola pública. O objetivo geral deste estudo, foi conhecer e compreender os limites e possibilidades da inserção de discussões sobre a cultura de matriz indígena na escola e problematizar a subvalorização dessa cultura e seus impactos na escola para responder em que termos ocorre a inserção da História da Cultura Indígena na Educação Básica? Os resultado de nossas discussões apontaram o interesse das professoras da educação básica em tratar a temática da cultura indígena na escola, porém ressaltaram que os limites da formação e informações caricatas sobre os povos indígenas precisam ser superadas e como possibilidade de quebra de preconceitos e construção de identidades o currículo deve ser multicultural.
author_additional MAGNO, Cleide Maria Velasco
author_additionalStr MAGNO, Cleide Maria Velasco
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Rosilene Sousa dos
title O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
title_short O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
title_full O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
title_fullStr O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
title_full_unstemmed O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
title_sort o ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885
_version_ 1787154936604131328
score 11.753896