/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica
A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa...
Autor principal: | SANTOS, Rosilene Sousa dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2885 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28852020-02-11T03:04:36Z O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica SANTOS, Rosilene Sousa dos MAGNO, Cleide Maria Velasco http://lattes.cnpq.br/7428422346433907 https://orcid.org/0000-0002-6819-9541 História e Cultura Indígena Educação Básica Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa e o questionário como instrumento de coleta de dados (OLIVEIRA, 2008) com três professoras da escola pública. O objetivo geral deste estudo, foi conhecer e compreender os limites e possibilidades da inserção de discussões sobre a cultura de matriz indígena na escola e problematizar a subvalorização dessa cultura e seus impactos na escola para responder em que termos ocorre a inserção da História da Cultura Indígena na Educação Básica? Os resultado de nossas discussões apontaram o interesse das professoras da educação básica em tratar a temática da cultura indígena na escola, porém ressaltaram que os limites da formação e informações caricatas sobre os povos indígenas precisam ser superadas e como possibilidade de quebra de preconceitos e construção de identidades o currículo deve ser multicultural. 2020-02-10T20:28:27Z 2020-02-10T20:28:27Z 2019-01-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rosilene Sousa dos. O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica. Orientadora: Cleide Maria Velasco Magno. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
História e Cultura Indígena Educação Básica Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
História e Cultura Indígena Educação Básica Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SANTOS, Rosilene Sousa dos O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica |
topic_facet |
História e Cultura Indígena Educação Básica Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A investigação ora apresentada, discute a temática da cultura indígena na Educação Básica, trata-se de uma reflexão sobre o currículo dominante e o apontamento do currículo multicultural para a construção de uma escola democrática. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa qualitativa e o questionário como instrumento de coleta de dados (OLIVEIRA, 2008) com três professoras da escola pública. O objetivo geral deste estudo, foi conhecer e compreender os limites e possibilidades da inserção de discussões sobre a cultura de matriz indígena na escola e problematizar a subvalorização dessa cultura e seus impactos na escola para responder em que termos ocorre a inserção da História da Cultura Indígena na Educação Básica? Os resultado de nossas discussões apontaram o interesse das professoras da educação básica em tratar a temática da cultura indígena na escola, porém ressaltaram que os limites da formação e informações caricatas sobre os povos indígenas precisam ser superadas e como possibilidade de quebra de preconceitos e construção de identidades o currículo deve ser multicultural. |
author_additional |
MAGNO, Cleide Maria Velasco |
author_additionalStr |
MAGNO, Cleide Maria Velasco |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Rosilene Sousa dos |
title |
O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica |
title_short |
O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica |
title_full |
O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica |
title_fullStr |
O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica |
title_full_unstemmed |
O ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica |
title_sort |
o ensino de história e cultura indígena na escola: um diálogo com professoras da educação básica |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2885 |
_version_ |
1787154936604131328 |
score |
11.753896 |