/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto
O trabalho com a escrita vai muito além da sala de aula, para ser um produtor competente de textos, o aluno precisa, dentre outros aspectos, compreender a função social da escrita. Desse modo, salientamos que o processo de escrita necessita de algumas etapas importantíssimas. Geraldi (1997) salie...
Autor principal: | CUNHA, Renata Costa da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2894 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2894 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28942020-02-12T03:04:35Z A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto The written textual production of 8th grade students: a look at the conditions of text production CUNHA, Renata Costa da OHUSCHI, Márcia Cristina Greco http://lattes.cnpq.br/3038449011739174 PAIVA, Zilda Laura Ramalho http://lattes.cnpq.br/3059800888421594 Dialogismo (Análise literária) Escrita Ensino fundamental Dialogism (Literary analysis) Writing Elementary School CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O trabalho com a escrita vai muito além da sala de aula, para ser um produtor competente de textos, o aluno precisa, dentre outros aspectos, compreender a função social da escrita. Desse modo, salientamos que o processo de escrita necessita de algumas etapas importantíssimas. Geraldi (1997) salienta cinco condições necessárias para se produzir um texto. O aluno precisa: a) ter um conteúdo para ser explorado (o que dizer); b) ter uma finalidade para a escrita (uma razão para dizer); c) um interlocutor (para quem dizer); d) impor-se diante do que está dito (se constituir enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz); e) adequar a fala/escrita (estratégias para realizar a, b, c e d). Este trabalho de Conclusão de Curso, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Dialogismo em práticas linguageiras a partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPA-Castanhal), tem como objetivo geral refletir sobre as condições de produção em textos de alunos, com o intuito de contribuir para a formação de produtores de textos competentes. Propõe os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar as condições de produção presentes ou não nos textos dos alunos; b) verificar de que forma o trabalho desenvolvido por meio da SD contribui (ou não) para que as condições de produção sejam comtempladas, de forma significativa, nos textos dos alunos. A metodologia desta investigação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, obteve o seguinte percurso: a) escolha de uma professora da escola básica, b) elaboração de uma SD do gênero discursivo entrevista; c) implementação da SD em uma turma do 8º ano do ensino fundamental final da rede estadual de ensino; d) seleção de três textos para a realização da análise da análise de primeira versão; e) seleção de três textos de segunda versão para uma comparação com as primeiras análises realizadas, f) análise das condições de produção presentes (ou não) nos textos. A pesquisa pauta-se na visão dialógica da linguagem, a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente. Os resultados demonstram que, nos textos de primeira versão, os alunos contemplam, parcialmente, as condições de produção propostas por Geraldi (1997) e que, nos textos de segunda versão, produzidos após a mediação das professoras estagiárias e após a realização dos bilhetes orientadores, os alunos comtemplam todas as etapas de produção de maneira satisfatória. El trabajo con la escrita va mucho allá de las clases, para ser un producto competente de textos, el alumno necesita, entre otros aspectos, comprender la función social de la escrita. De ese modo, señalamos que el proceso de la escrita precisa de algunas etapas importantísimas. Geraldi (1997) destaca cinco condiciones necesarias para producir un texto. El alumno precisa: a) tener un contenido para ser utilizado (¿lo que decir?); b) tener una finalidad para la escrita (una ración para decir); c) un interlocutor (para quién decir); d) establecerse delante de lo que está dicho (constituirse mientras sujeto que habla lo que habla para quién habla); e) adecuar el habla/escrita (estrategias para realizar a, b, c, d y d). Este trabajo de conclusión de curso, vinculado al Proyecto de Investigación “Dialogismo em práticas linguageiras a partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPACastanhal), tiene como reto general reflexionar sobre las condiciones de producción en textos de alumnos con el intuito de contribuir para la formación de productores de textos competentes. Propone los siguientes objetivos específicos: a) caracterizar las condiciones de producción presentes o no en los textos de los alumnos; b) verificar de qué manera el trabajo desarrollado por medio de la SD contribuye (o no) para que las condiciones de producción sean contempladas, de manera significativa, en los textos de los alumnos. La metodología de esta investigación, cualitativa interpretativa, de cuño etnográfico y de naturaleza aplicada, obtuvo el siguiente recorrido: a) selección de una profesora de la escuela básica, b)elaboración de una SD del genero discursivo entrevista; c) implementación de la SD en un grupo del 8º año de la enseñanza fundamental final de la rede estadual de enseñanza; d) selección de tres textos para la realización del análisis de primera versión; e) selección de tres textos de segunda versión para una comparación con los primeros análisis realizados, f) análisis de las condiciones de producción presentes (o no) en los textos. La investigación se basa en la visión dialógica del lenguaje, a partir de los presupuestos teóricos del Círculo de Bakhtin y de investigadores que siguen esta vertiente. Los resultados demuestran que, en los textos de primera versión, los alumnos contemplan, parcialmente las condiciones de producción propuestas por Geraldi (1997) y, que en los textos de segunda versión, producidos después de la mediación de las profesoras pasantes y después de la realización de los billetes orientadores, los estudiantes contemplan todas las etapas de producción de manera satisfactoria. 2020-02-11T17:03:21Z 2020-02-11T17:03:21Z 2018-12-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CUNHA, Renata Costa da. A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2894. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2894 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Dialogismo (Análise literária) Escrita Ensino fundamental Dialogism (Literary analysis) Writing Elementary School CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Dialogismo (Análise literária) Escrita Ensino fundamental Dialogism (Literary analysis) Writing Elementary School CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CUNHA, Renata Costa da A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto |
topic_facet |
Dialogismo (Análise literária) Escrita Ensino fundamental Dialogism (Literary analysis) Writing Elementary School CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O trabalho com a escrita vai muito além da sala de aula, para ser um produtor
competente de textos, o aluno precisa, dentre outros aspectos, compreender a
função social da escrita. Desse modo, salientamos que o processo de escrita
necessita de algumas etapas importantíssimas. Geraldi (1997) salienta cinco
condições necessárias para se produzir um texto. O aluno precisa: a) ter um
conteúdo para ser explorado (o que dizer); b) ter uma finalidade para a escrita (uma
razão para dizer); c) um interlocutor (para quem dizer); d) impor-se diante do que
está dito (se constituir enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz); e) adequar
a fala/escrita (estratégias para realizar a, b, c e d). Este trabalho de Conclusão de
Curso, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Dialogismo em práticas linguageiras a
partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPA-Castanhal), tem como objetivo
geral refletir sobre as condições de produção em textos de alunos, com o intuito de
contribuir para a formação de produtores de textos competentes. Propõe os
seguintes objetivos específicos: a) caracterizar as condições de produção presentes
ou não nos textos dos alunos; b) verificar de que forma o trabalho desenvolvido por
meio da SD contribui (ou não) para que as condições de produção sejam
comtempladas, de forma significativa, nos textos dos alunos. A metodologia desta
investigação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada,
obteve o seguinte percurso: a) escolha de uma professora da escola básica, b)
elaboração de uma SD do gênero discursivo entrevista; c) implementação da SD em
uma turma do 8º ano do ensino fundamental final da rede estadual de ensino; d)
seleção de três textos para a realização da análise da análise de primeira versão; e)
seleção de três textos de segunda versão para uma comparação com as primeiras
análises realizadas, f) análise das condições de produção presentes (ou não) nos
textos. A pesquisa pauta-se na visão dialógica da linguagem, a partir dos
pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta
vertente. Os resultados demonstram que, nos textos de primeira versão, os alunos
contemplam, parcialmente, as condições de produção propostas por Geraldi (1997)
e que, nos textos de segunda versão, produzidos após a mediação das professoras
estagiárias e após a realização dos bilhetes orientadores, os alunos comtemplam
todas as etapas de produção de maneira satisfatória. |
author_additional |
OHUSCHI, Márcia Cristina Greco |
author_additionalStr |
OHUSCHI, Márcia Cristina Greco |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CUNHA, Renata Costa da |
title |
A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto |
title_short |
A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto |
title_full |
A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto |
title_fullStr |
A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto |
title_full_unstemmed |
A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto |
title_sort |
produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2894 |
_version_ |
1787154938007126016 |
score |
11.753896 |