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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas...
Autor principal: | LIMA, Mariélen Ferreira de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2897 |
Resumo: |
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Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Traz como objetivos específicos: Elaborar questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas; Analisar de que forma os alunos respondem as questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Além disso, para a realização desse trabalho, adotamos alguns passos metodológicos como: adaptação de uma sequência didática de conto de fadas; elaboração de atividades de análise linguística a partir desse gênero discursivo; aplicação do material junto a alunos do 6º ano. Dessa forma, o trabalho em questão tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (1997), e de outros autores que seguem essa vertente, como Geraldi (1997), Ohuschi e Paiva (2014). Os resultados apontam para o fato de que: a) os alunos possuem dificuldade em compreender o funcionamento da língua; b) a maioria dos alunos demonstra problemas de leitura, como, por exemplo, compreensão de texto, e isso dificultou que eles respondessem adequadamente as questões epilinguísticas, principalmente aquelas que exigiam compressão global do texto; c) A maioria dos alunos não conseguiu responder as questões metalinguísticas. De maneira geral, os discentes demostraram dificuldade em refletir sobre as regras gramaticais que regem a classe dos adjetivos; d) o ensino de gramática descontextualizado dificulta a compreensão dos alunos para responderem as atividades metalinguísticas; e) os alunos se prendem ao comando das questões e a ideias explicitas no texto. |