Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental

Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Mariélen Ferreira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2897
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2897
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28972020-02-12T03:04:11Z Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental Linguistic analysis and diagnosis of epilinguistic and metalinguistic issues of students in the 6th year of elementary school LIMA, Mariélen Ferreira de PAIVA, Zilda Laura Ramalho http://lattes.cnpq.br/3059800888421594 Língua portuguesa - Estudo e ensino Análise linguística Ensino fundamental Portuguese language - Study and teaching Linguistic analysis (Linguistics) Elementary School CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Traz como objetivos específicos: Elaborar questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas; Analisar de que forma os alunos respondem as questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Além disso, para a realização desse trabalho, adotamos alguns passos metodológicos como: adaptação de uma sequência didática de conto de fadas; elaboração de atividades de análise linguística a partir desse gênero discursivo; aplicação do material junto a alunos do 6º ano. Dessa forma, o trabalho em questão tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (1997), e de outros autores que seguem essa vertente, como Geraldi (1997), Ohuschi e Paiva (2014). Os resultados apontam para o fato de que: a) os alunos possuem dificuldade em compreender o funcionamento da língua; b) a maioria dos alunos demonstra problemas de leitura, como, por exemplo, compreensão de texto, e isso dificultou que eles respondessem adequadamente as questões epilinguísticas, principalmente aquelas que exigiam compressão global do texto; c) A maioria dos alunos não conseguiu responder as questões metalinguísticas. De maneira geral, os discentes demostraram dificuldade em refletir sobre as regras gramaticais que regem a classe dos adjetivos; d) o ensino de gramática descontextualizado dificulta a compreensão dos alunos para responderem as atividades metalinguísticas; e) os alunos se prendem ao comando das questões e a ideias explicitas no texto. Este trabajo está vinculado al proyecto de investigación “Prácticas Lingüísticas y Formación Docente”, según la concepción del lenguaje como una forma de interacción. La investigación destacada arriba, tiene por objetivo general reflexionar acerca del trabajo con el análisis lingüístico del género discursivo Cuento de Hadas de modo a contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua portuguesa. Trae los objetivos específicos: Elaborar cuestiones de análisis lingüísticas del género Cuento de Hadas; Analizar cómo los estudiantes responden a las preguntas de análisis lingüísticas del género Cuento de Hadas. Para eso, desarrollamos una investigación cualitativa-interpretativa, de naturaleza etnográfica y aplicada. Además, para la realización de este trabajo, adoptamos algunos procedimientos metodológicos como: adaptación de una Secuencia Didáctica de Cuento de Hadas; elaboración de actividades de análisis lingüísticas basadas en este género discursivo; y Aplicación de la secuencia con alumnos del 6º año de la primaria. De esa manera, para desarrollo de esta investigación tiene como basamento teórico los trabajos de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (1997) y otros autores que siguen esta línea, como Geraldi (1997), Ohuschi y Paiva (2014). Los resultados apuntan al facto de que: a) los estudiantes tienen dificultades para entender el funcionamiento de la lengua portuguesa; b) la mayoría de los estudiantes mostraron problemas de lectura, como por ejemplo, la comprensión del texto, lo que les dificultó responder adecuadamente las preguntas, especialmente aquellas que exigían una compresión global del texto; c) La mayoría de los alumnos no consiguieron responder las preguntas metalingüísticas. De manera general, los estudiantes mostraron dificultad para reflexionar sobre las reglas gramaticales que rigen la clase de adjetivos; d) la enseñanza de la gramática descontextualizada dificulta que los estudiantes entiendan las actividades metalingüísticas; e) los estudiantes se prenden al comando de las preguntas y a las ideas explícitas en el texto. 2020-02-11T17:41:56Z 2020-02-11T17:41:56Z 2019-07-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Mariélen Ferreira de. Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2897. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2897 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Análise linguística
Ensino fundamental
Portuguese language - Study and teaching
Linguistic analysis (Linguistics)
Elementary School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Análise linguística
Ensino fundamental
Portuguese language - Study and teaching
Linguistic analysis (Linguistics)
Elementary School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
LIMA, Mariélen Ferreira de
Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
topic_facet Língua portuguesa - Estudo e ensino
Análise linguística
Ensino fundamental
Portuguese language - Study and teaching
Linguistic analysis (Linguistics)
Elementary School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Traz como objetivos específicos: Elaborar questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas; Analisar de que forma os alunos respondem as questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Além disso, para a realização desse trabalho, adotamos alguns passos metodológicos como: adaptação de uma sequência didática de conto de fadas; elaboração de atividades de análise linguística a partir desse gênero discursivo; aplicação do material junto a alunos do 6º ano. Dessa forma, o trabalho em questão tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (1997), e de outros autores que seguem essa vertente, como Geraldi (1997), Ohuschi e Paiva (2014). Os resultados apontam para o fato de que: a) os alunos possuem dificuldade em compreender o funcionamento da língua; b) a maioria dos alunos demonstra problemas de leitura, como, por exemplo, compreensão de texto, e isso dificultou que eles respondessem adequadamente as questões epilinguísticas, principalmente aquelas que exigiam compressão global do texto; c) A maioria dos alunos não conseguiu responder as questões metalinguísticas. De maneira geral, os discentes demostraram dificuldade em refletir sobre as regras gramaticais que regem a classe dos adjetivos; d) o ensino de gramática descontextualizado dificulta a compreensão dos alunos para responderem as atividades metalinguísticas; e) os alunos se prendem ao comando das questões e a ideias explicitas no texto.
author_additional PAIVA, Zilda Laura Ramalho
author_additionalStr PAIVA, Zilda Laura Ramalho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Mariélen Ferreira de
title Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_short Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_sort análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2897
_version_ 1787154938455916544
score 11.753735