/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampl...
Autor principal: | LIMA, Deborah Alyne |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |