Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores

Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampl...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Deborah Alyne
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2915
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29152020-02-13T03:04:06Z Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores LIMA, Deborah Alyne MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 SOUZA, Elenton Oliveira de http://lattes.cnpq.br/2445114871736753 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Gêneros textuais Formação inicial de professores Gênero Instrucional Roteiro de experiência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020-02-12T20:15:43Z 2020-02-12T20:15:43Z 2019-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Deborah Alyne. Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. Coorientador: Elenton Oliveira de Souza. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Gêneros textuais
Formação inicial de professores
Gênero Instrucional
Roteiro de experiência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
spellingShingle Gêneros textuais
Formação inicial de professores
Gênero Instrucional
Roteiro de experiência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
LIMA, Deborah Alyne
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
topic_facet Gêneros textuais
Formação inicial de professores
Gênero Instrucional
Roteiro de experiência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
description Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Deborah Alyne
title Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
title_short Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
title_full Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
title_fullStr Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
title_sort gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915
_version_ 1787154954299899904
score 11.753896