/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampl...
Autor principal: | LIMA, Deborah Alyne |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2915 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29152020-02-13T03:04:06Z Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores LIMA, Deborah Alyne MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 SOUZA, Elenton Oliveira de http://lattes.cnpq.br/2445114871736753 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Gêneros textuais Formação inicial de professores Gênero Instrucional Roteiro de experiência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020-02-12T20:15:43Z 2020-02-12T20:15:43Z 2019-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Deborah Alyne. Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. Coorientador: Elenton Oliveira de Souza. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Gêneros textuais Formação inicial de professores Gênero Instrucional Roteiro de experiência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
spellingShingle |
Gêneros textuais Formação inicial de professores Gênero Instrucional Roteiro de experiência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE LIMA, Deborah Alyne Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores |
topic_facet |
Gêneros textuais Formação inicial de professores Gênero Instrucional Roteiro de experiência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LIMA, Deborah Alyne |
title |
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores |
title_short |
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores |
title_full |
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores |
title_fullStr |
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores |
title_sort |
gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915 |
_version_ |
1787154954299899904 |
score |
11.753896 |