/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará
Os espaços não formais de ensino é um grande aliado na formação de Educadores e também para discentes da Educação Básica. Assim, o seguinte artigo teve como objetivo principal investigar as concepções de um professor formador de professores dos anos iniciais sobre o potencial do Planetário do Pará p...
Autor principal: | SANTOS, Francisco Avelar |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2919 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2919 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29192020-02-13T03:04:14Z O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará SANTOS, Francisco Avelar ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de http://lattes.cnpq.br/1265908866509687 OLIVEIRA, Endell Menezes de http://lattes.cnpq.br/7851301942139700 https://orcid.org/0000-0002-9432-2646 https://orcid.org/0000-0001-7799-7126 Espaços Não Formais Planetários Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Os espaços não formais de ensino é um grande aliado na formação de Educadores e também para discentes da Educação Básica. Assim, o seguinte artigo teve como objetivo principal investigar as concepções de um professor formador de professores dos anos iniciais sobre o potencial do Planetário do Pará para o ensino de ciências. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como um professor formador de professores dos anos iniciais enxerga a importância do Planetário do Pará no ensino de ciências como espaço não formal de ensino? O trabalho tem uma abordagem de cunho qualitativo e os resultados da pesquisa estão pautados na análise do relato escrito pelo docente formador de professores de ciências para os anos iniciais. Os resultados apontaram que o Planetário do Pará se tornou uma importante ferramenta de apoio pedagógico, pois desperta o encantamento, a imaginação, o fascínio pela origem do universo naqueles que o visitam, e isso os incentiva a buscar cada vez mais assuntos que se relacionem com o tema. 2020-02-12T22:14:47Z 2020-02-12T22:14:47Z 2019-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Francisco Avelar. O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará. Orientadora: Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. Coorientador: Endell Menezes de Oliveira. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2919. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2919 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Espaços Não Formais Planetários Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Espaços Não Formais Planetários Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SANTOS, Francisco Avelar O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará |
topic_facet |
Espaços Não Formais Planetários Ensino de Ciências CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Os espaços não formais de ensino é um grande aliado na formação de Educadores e também para discentes da Educação Básica. Assim, o seguinte artigo teve como objetivo principal investigar as concepções de um professor formador de professores dos anos iniciais sobre o potencial do Planetário do Pará para o ensino de ciências. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como um professor formador de professores dos anos iniciais enxerga a importância do Planetário do Pará no ensino de ciências como espaço não formal de ensino? O trabalho tem uma abordagem de cunho qualitativo e os resultados da pesquisa estão pautados na análise do relato escrito pelo docente formador de professores de ciências para os anos iniciais. Os resultados apontaram que o Planetário do Pará se tornou uma importante ferramenta de apoio pedagógico, pois desperta o encantamento, a imaginação, o fascínio pela origem do universo naqueles que o visitam, e isso os incentiva a buscar cada vez mais assuntos que se relacionem com o tema. |
author_additional |
ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de |
author_additionalStr |
ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Francisco Avelar |
title |
O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará |
title_short |
O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará |
title_full |
O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará |
title_fullStr |
O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará |
title_sort |
o ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o centro de ciências e planetário do pará |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2919 |
_version_ |
1787154955665145856 |
score |
11.755432 |