/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, pro...
Autor principal: | LIMA, Maria Leane do Espirito Santo |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2947 |
Resumo: |
---|
A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como
uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias
vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento
histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um
estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua
história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar
o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas
creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes;
analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos
topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as
discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um
maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não
existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a
fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos
propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da
pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta
(2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para
o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de
dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes
escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos
nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que
indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos
que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha
ligação com o local a ser nomeado. |