Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico

A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, pro...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Maria Leane do Espirito Santo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2947
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2947
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29472020-02-14T03:05:32Z Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico The names of municipal schools in the city of Igarapé-Açu: a toponymic study LIMA, Maria Leane do Espirito Santo RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis http://lattes.cnpq.br/2766837148466800 https://orcid.org/0000-0003-2643-1178 Toponímia Escolas municipais Igarapé-Açu (PA) Toponymy Municipal schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado. La toponimia, ciencia que estudia los nombres propios de hogares despunta como una de las más importantes áreas lingüísticas actuantes en la recuperación de historias vivas de nombres de comunidades, escuelas, ríos. Tras consigo el conocimiento histórico, social y cultural de una región. En este trabajo, proponemos a hacer un estudio toponímico de nombres escolares de la ciudad de Igarapé-Açu, buscando su historia social involucrada en la toponimia del hogar. Objetivamos, en este trabajo, presentar el levantamiento de los nombre de las escuelas municipales de Igarapé- Açu, incluyendo dos guarderías infantiles y dos unidades municipales de enseñanza; identificar la etimología de eses nombres; analizar la estructura morfológica; y realizar la clasificación taxonómica de los referidos topónimos segundo las taxonomías de Dick (1990a, 1990b). A fin de ampliar las discusiones a respecto de la toponimia, este trabajo justificase pela necesidad de un mayor conocimiento de toponimia en la región igarapeaçuese, ya que, case no existe trabajos referentes en esa área de estudio en la referida región. Para fundamentación teórica de la investigación, siguió los referenciales teórico-metodológicos propuestos por Dick (1990a, 1990b), investigadora que basa gran parte de la investigación, incluyéndose también, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) y Zamariano (2012). El método utilizado para el levantamiento del corpus, fue el de la consulta documental realizada junto al banco de datos de la SEMED - Secretaria Municipal de Educação y el IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. El análisis de los datos nos reveló que la mayoría de los nombres escolares pertenecen a las taxes de los Antropotopónimos, aquellos topónimos relativos a los nombres propios de personas, y la mayor parte de naturaleza es antropocultural, el que indica los rasgos socioculturales de la identidad del pueblo igarapeaçuese. Creemos que los nombres propios individuales refleten la manera de reverenciar alguien que tenía ligación con el local a ser nombrado. 2020-02-13T19:26:04Z 2020-02-13T19:26:04Z 2019-10-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Maria Leane do Espirito Santo. Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2947. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2947 por Acesso Aberto 1 DVD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Toponímia
Escolas municipais
Igarapé-Açu (PA)
Toponymy
Municipal schools
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Toponímia
Escolas municipais
Igarapé-Açu (PA)
Toponymy
Municipal schools
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
LIMA, Maria Leane do Espirito Santo
Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
topic_facet Toponímia
Escolas municipais
Igarapé-Açu (PA)
Toponymy
Municipal schools
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado.
author_additional RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis
author_additionalStr RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Maria Leane do Espirito Santo
title Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
title_short Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
title_full Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
title_fullStr Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
title_full_unstemmed Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
title_sort os nomes de escolas municipais na cidade de igarapé-açu: um estudo toponímico
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2947
_version_ 1787154958438629376
score 11.753735