Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia

Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de le...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Rafael Costa de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2954
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29542020-02-14T03:05:41Z A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia SOUSA, Rafael Costa de BARROS, Jônatas Barros e http://lattes.cnpq.br/3305989488331260 https://orcid.org/0000-0003-3774-0056 Concepções EJA Astronomia Simulador CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de letramento do pensamento de Magda Soares e outros pares do Ensino de Astronomia como Nadir e Langhi e outros que realizaram trabalhos com simuladores. A metodologia e a pesquisa aconteceu em uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Renato Franco , a problemática do estudo é sobre as concepções de astronomia por meio da utilização de um Simulador chamado Google Sky. A pesquisa ocorreu durante o estágio III, que é um estágio específico em turmas da EJA, que está inserido no 8˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Nas análises e discussões é possível realizar verificações por meios de desenhos e hipóteses levantadas em formas de diálogos e o questionário proposto. ; ; ; . 2020-02-13T20:58:13Z 2020-02-13T20:58:13Z 2019-12-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Rafael Costa de. A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia. Orientador: Jônatas Barros e Barros. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Concepções
EJA
Astronomia
Simulador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
spellingShingle Concepções
EJA
Astronomia
Simulador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
SOUSA, Rafael Costa de
A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
topic_facet Concepções
EJA
Astronomia
Simulador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
description Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de letramento do pensamento de Magda Soares e outros pares do Ensino de Astronomia como Nadir e Langhi e outros que realizaram trabalhos com simuladores. A metodologia e a pesquisa aconteceu em uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Renato Franco , a problemática do estudo é sobre as concepções de astronomia por meio da utilização de um Simulador chamado Google Sky. A pesquisa ocorreu durante o estágio III, que é um estágio específico em turmas da EJA, que está inserido no 8˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Nas análises e discussões é possível realizar verificações por meios de desenhos e hipóteses levantadas em formas de diálogos e o questionário proposto.
author_additional BARROS, Jônatas Barros e
author_additionalStr BARROS, Jônatas Barros e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Rafael Costa de
title A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
title_short A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
title_full A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
title_fullStr A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
title_full_unstemmed A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
title_sort utilização do simulador google sky e as concepções de discentes da eja sobre astronomia
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954
_version_ 1787154960050290688
score 11.753735