/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de le...
Autor principal: | SOUSA, Rafael Costa de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2954 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29542020-02-14T03:05:41Z A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia SOUSA, Rafael Costa de BARROS, Jônatas Barros e http://lattes.cnpq.br/3305989488331260 https://orcid.org/0000-0003-3774-0056 Concepções EJA Astronomia Simulador CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de letramento do pensamento de Magda Soares e outros pares do Ensino de Astronomia como Nadir e Langhi e outros que realizaram trabalhos com simuladores. A metodologia e a pesquisa aconteceu em uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Renato Franco , a problemática do estudo é sobre as concepções de astronomia por meio da utilização de um Simulador chamado Google Sky. A pesquisa ocorreu durante o estágio III, que é um estágio específico em turmas da EJA, que está inserido no 8˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Nas análises e discussões é possível realizar verificações por meios de desenhos e hipóteses levantadas em formas de diálogos e o questionário proposto. ; ; ; . 2020-02-13T20:58:13Z 2020-02-13T20:58:13Z 2019-12-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Rafael Costa de. A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia. Orientador: Jônatas Barros e Barros. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Concepções EJA Astronomia Simulador CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
spellingShingle |
Concepções EJA Astronomia Simulador CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA SOUSA, Rafael Costa de A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia |
topic_facet |
Concepções EJA Astronomia Simulador CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
description |
Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de letramento do pensamento de Magda Soares e outros pares do Ensino de Astronomia como Nadir e Langhi e outros que realizaram trabalhos com simuladores. A metodologia e a pesquisa aconteceu em uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Renato Franco , a problemática do estudo é sobre as concepções de astronomia por meio da utilização de um Simulador chamado Google Sky. A pesquisa ocorreu durante o estágio III, que é um estágio específico em turmas da EJA, que está inserido no 8˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Nas análises e discussões é possível realizar verificações por meios de desenhos e hipóteses levantadas em formas de diálogos e o questionário proposto. |
author_additional |
BARROS, Jônatas Barros e |
author_additionalStr |
BARROS, Jônatas Barros e |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUSA, Rafael Costa de |
title |
A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia |
title_short |
A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia |
title_full |
A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia |
title_fullStr |
A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia |
title_full_unstemmed |
A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia |
title_sort |
utilização do simulador google sky e as concepções de discentes da eja sobre astronomia |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2954 |
_version_ |
1787154960050290688 |
score |
11.753735 |